quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Vale a pena colocar marcas de fornecedores em uma fachada?

Um caso freqüente que vemos na aplicação de fachadas, é a utilização de painéis com logotipos ou imagens referentes à produtos de empresas fornecedoras de produtos.

Em um supermercado pode haver a exibição do logotipo de alguma indústria de bebidas, ou em um varejo de construção, pode haver a exibição de uma marca de tintas, louças ou qualquer outro produto, por exemplo.

Mas quando é vantagem possuir marcas de fornecedores em uma fachada?

Independente da legislação da cidade de São Paulo, que restringe as possibilidades desse tipo de exibição, as vantagens ou desvantagens são relativas principalmente ao tamanho e importância da marca do varejista que estamos tratando.

Se estivermos falando de uma empresa pequena, ainda sem força de mercado, como um pequeno depósito, ou um supermercado de bairro, trazer bons fornecedores à sua fachada, pode lhe trazer alguma credibilidade, em relação aos produtos que você comercializa.

Imagine uma loja de bairro que vende tintas apenas. Em uma primeira impressão, não imaginamos ou não sabemos se poderemos encontrar algum produto de qualidade na mesma. Dado o porte pequeno, boa parte dos consumidores, pode acreditar que em uma loja dessas, somente encontrará algumas marcas mais populares, e de quebra, de qualidade ruim.

Quando você associa ao seu nome o nome de uma marca forte de mercado, você informa aos seus consumidores que é possível encontrar em sua loja uma boa marca.

Viu como a marca muda a visão do consumidor ?

Sendo assim, a escolha de qual fornecedor que vai entrar em sua loja não deve apenas levar em consideração “quem irá pagar para estar lá”, e sim, qual seria uma boa marca para ser exposta.

Você pode perceber, que sendo um mercado, o mais importante é ter uma boa marca de bebidas ou de sorvetes, ou do que faltar no mercado.

Mais do que apenas exibição, deve-se levar em consideração a estratégia.

Mas e para uma loja grande, como isso varia?

Quando você já possui uma marca consolidada no mercado, ter ou não um fornecedor na fachada, passa a ser apenas uma questão de vantagens e negociações. Se um bom acordo vier em consideração de expor o fornecedor na fachada, por que não?

Um Extra ou um Carrefour não precisa de um painel da Coca-Cola para melhorar sua imagem, entretanto, vamos imaginar que estamos entrando com uma nova marca no mercado, um novo produto, por exemplo, a “VAREJO-COLA” (o nome é horrível, mas é só para ilustrar melhor a situação).

Se eu optar por apenas brigar dentro do ponto-de-venda, vou ter de investir pesado para informar meu consumidor que existe meu produto no mercado, frente à produtos já tradicionais e fortes.

Agora, se eu coloco na fachada do supermercado meu nome, dada a credibilidade da marca da loja, automaticamente o consumidor passa a confiar na marca, e em muitos casos, leva o produto, nem que seja para “testar” ao menos uma vez.

É mais ou menos como acontece com os produtos de marca própria no mercado, que as pessoas levam para casa não pela qualidade do produto (num primeiro momento), mas pela credibilidade associada à empresa.

Sendo grande ou pequena, possuir um fornecedor na fachada pode lhe agregar muito, principalmente se você comercializar o espaço, que em muitos casos, podem custear uma reforma ou uma cara nova para a loja. Pense nisso.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com