quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Duvida do leitor: MIP´s, OTC´s, etc.

Bom Dia.

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas .
Você poderia me esclarecer qual a diferença entre medicamentos mips, otc, linha farma, similares e genéricos ?

Grata.

Pamela C. Carlos


Bom dia Pamela !

A "linha farma" compreende todos esses produtos. Na verdade, utilizamos a linguagem "canal farma", para designar todos os tipos de estabelecimentos farmacêuticos. Mips e OTC siginifcam a mesma coisa. "Linha farma", poderia ser utilizado por uma industria para designar uma linha de produtos comercializados nesse tipo de canal. Em português, Mips, são "Medicamentos Isentos de Prescrição", ou o equivalente em inglês OTC (Over the counter). Resumindo, são produtos que não se faz necessária a receita do médico para a compra.

Normalmente, esse tipo de produto possui a marca como um fator determinante de escolha, como uma Aspirina por exemplo, cuja a marca é mais fortemente conhecida do que o próprio medicamento, até porque para parte desses tipos de produtos é permitida a publicidade ou o incentivo de compra. É normal vermos banners, ou displays com esses tipos de medicamentos.

Produtos genéricos, como o próprio nome já diz, são produtos que sao comercializados principalmente por sua composição, nao precisando de nomes ou de marcas para a venda. Essa tática (da criação dos genéricos), fez com alguns medicamentos se tornassem mais acessíveis ao consumidor.

Do ponto de vista do merchandising e da exposição de mercadorias, o que se tem utilizado como tendência de mercado é a exposição preferencial de produtos destinados á higiene pessoal e estética. Hoje estes tem ocupado as melhores áreas de exposição da farmácia.

Uma vez que medicamentos que precisam de receita são produtos "destino" ao cliente, ou seja, ele já entra na farmácia com a intenção de adquirir aquele produto, indo diretamente ao balcão, visualmente falando, nao é necessário que estes produtos estejam à mostra, podendo em muitos casos, estar em lugares até mesmo no fundo da loja.

O que se prioriza hoje é a tentativa de se agregar e incentivar a compra de produtos por impulso aos clientes. Normalmente, produtos como shampoos, cremes, escovas, gel, além de produtos para emagrecer e aliviar o stress, tem sido preferencialmente expostos, em melhor localização, preferencialmente próximos da entrada ou do caixa da loja. Normalmente voce encontra os produtos para emagrecer próximos à uma balança (Se pesou e se achou gordinho ? Entao leve este produto !).

Recomendo a leitura de "Merchandising no canal farma", de Regina Blessa. Um excelente livro, que poderá ajudar e muito, se o interesse for voltado à exposição dos produtos em si.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com