quarta-feira, 25 de março de 2009

Dúvida de leitores: Lista de produtos para minimercado

Dúvida enviada pela leitora Josiane dos Santos Ribeiro, de Orlândia, SP.

Olá!!! Estou montando um mini mercado na cidade onde moro e estou com uma dúvida a respeito de quais produtos e marcas devo escolher para iniciar o meu empreendimento, tendo em vista que há uma grande variedade de produtos e marcas e não tenho condições de comprar todos.
Gostaria de dicas nesse sentido: quais os produtos/marcas que devo comprar para começar o empreendimento?...ou melhor é possível que você me envie uma lista com os principais produtos das principais marcas em todas as seções, como por exemplo, higiene e perfumaria, frios e laticínios etc...para montar de início o mini mercado?

Aguardo ansiosamente a resposta!

Muito obrigada!!!
Josiane dos Santos Ribeiro



Olá Josiane.

Uma notícia boa e outra ruim:

Ruim: Não, não poderia em hipótese nenhuma lhe enviar uma listagem. Isso nao se trata de restrição de informação, mas uma proteção ao seu próprio negócio. Já foi respondida uma pergunta similar aqui no blog, e você pode visualizar essa clicando (aqui). ou então essa (aqui)
Boa: Algumas dicas que eu posso lhe passar sem receio nenhum, e que com certeza, lhe ajudarão:

1.) Acredite, nao é você quem deve "escolher" que produtos vender. Pesquise intensamente a necessidade local, para saber quais produtos seus clientes "gostariam" que você vendesse. Ou seja, nao é você quem deve determinar, e sim seu cliente. A palavra de ordem do varejo de hoje é "customer centricity", que do inglês significa focar toda sua atividade nas necessidades de seu cliente.

2.) Alheio a isso, é obvio que as marcas lideres do mercado sempre vao ter espaço na prateleira de qualquer loja. Alguns clientes, principalmente os de baixa renda, não abdicam de marcas em certos casos (sim, voces nao leram de maneira errada, os clientes de baixa renda são mais fiéis do que qualquer outro em relação às marcas).

3.) Busque sempre ser um bom ponto de referência (leia o livro do Edmour Saiani), em pelo menos uma categoria, ou em algum tipo de produto (pode ser a melhor loja de bebidas da região, ou a melhor em produtos de limpeza, ou em qualquer outra ou mais categorias que desejar).

4.) Nas que você nao conseguir extender o mix ou a variedade, aconselho como foco o seguinte trabalho:

Para cada produto, sempre possua na prateleira: (A) a marca líder, (B) uma marca que se compre apenas por questão de preço, e (C) uma que seja de excelente custo x benefício. Nessa relação, dependendo do tipo de publico que voce atenda, irá perceber que os produtos de custo x benefício terão uma boa saída, principalmente se o valor nao for tão distante do produto de marca lider.



Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com