quarta-feira, 4 de março de 2009

Manual de Merchandising: Potência



Dêem uma olhada nessa imagem.

Olhando uma imagem como essa não te passa a impressão de "com certeza, aqui tem o produto que eu procuro (no caso o Ovo de Páscoa)" ?

Hoje vamos falar de potência. Potência senão "o", é um das mais importantes técnicas de ponto de venda que você deve colocar em prática em sua loja, principalmente se o conceito de sua loja possuir um posicionamento popular.

Um dos principais fatores de atratividade no comércio popular é a fartura de produtos. Ela cria automaticamente a sensação de oferta. Existe um senso comum de quem compra mais, vende mais barato. Assim sendo, na cabeça do consumidor, se você compra e expõe muito mais produtos, com certeza seu preço deve ser o melhor (e porque nao dizer o menor) do mercado.

A idéia que você deve ter é que se você deseja vender algum tipo de produto, preencha a visão de seu cliente com estes. Isto não funciona somente para uma exposição de produtos variados, como no caso do Ovo de Páscoa, mostrando várias marcas, tipos e tamanhos. Você pode criar um paredão ou uma grande pilha de um único produto, e você ainda conseguirá criar o conceito de potência. O importante é "encher" os olhos do consumidor. Como diz um grande amigo meu, o importante é criar o "UAU" no consumidor.

Mas dá para usar potência em qualquer tipo de varejo ? Não.

As chaves do varejo popular são ofertas e quantidades, as chaves do comércio de luxo são exclusividade e qualidade. Quantidades, e no caso potência, deve ser utilizada com muito cuidado e em ocasiões muito específicas, como uma grande promoção anual, ou coisa do tipo. Do contrário, pode denegrir, prejudicar o valor de sua marca.

Mas uma coisa vale sempre lembrar: Nao importa o tamanho da pilha ou paredão que você cria, o importante é sempre precificar seu produto da maneira correta, mostrar que tipo de produto e a que preço você está vendendo, e deixar qualquer dúvida que seu cliente tenha no ponto de venda, eliminada.

Um grande abraço e boas vendas


CONHEÇA MAIS DICAS DE MERCHANDISING: CLIQUE AQUI

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com