quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comércio varejista fatura 1,9% no Dia das Mães, aponta Fecomercio

O movimento do comércio no Dia das Mães foi positivo neste ano. Segundo a sondagem da Fecomercio, realizada com 80 lojistas da cidade de São Paulo, o faturamento do setor varejista cresceu 1,9%, puxado pelos bens semiduráveis (2,6%), enquanto a participação dos duráveis foi de 0,4%. No ano passado, o faturamento do comércio foi de 5%. A sondagem da entidade também apontou que não houve excesso de estoque. A maioria dos entrevistados, 55%, afirmou que os estoques ficaram iguais em relação a 2008; 19% disseram estar menor e 24%, maior.

Segundo Fábio Pina, economista da Fecomercio, apesar de modesta, as vendas no Dia das Mães foram positivas, principalmente dentro da conjuntura atual. O resultado da sondagem ainda mostrou uma natural diferença com a pré-sondagem realizada pela entidade com consumidores, a qual apontava que 66% pretendiam pagar os presentes à vista e 30% com cartão de crédito. Após a data, a análise indicou que apenas 33% pagaram os presentes à vista e 56% com cartão de crédito. “Os consumidores gostariam de pagar à vista, mas é normal optarem pelo parcelamento devido às facilidades oferecidas”, afirma Pina. O pagamento com cheque pré-datado somou 9% das compras.

A sondagem também apontou que o número de promoções aumentou neste ano. Para aproveitar a data, 60% dos lojistas fizeram algum tipo de promoção contra 45% no ano passado. As principais promoções foram as ofertas relâmpagos (47%) e os descontos (26%). Ações publicitárias para elevar as vendas foram utilizadas por 31% dos lojistas ante 69% que não se utilizaram deste suporte.

Sobre a Fecomercio


A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Representa 151 sindicatos patronais, que abrangem cerca de 600 mil empresas, um universo que corresponde a 10% do PIB brasileiro e gera em torno de cinco milhões de empregos.