sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Axxon compra Mundo Verde e planeja uma rede global

A rede de franquias de produtos naturais Mundo Verde vendeu 100% do capital para o fundo de private equity Axxon Group. A rede procurou o Banco Modal há um ano para encontrar um comprador, já que os herdeiros dos sócios-fundadores, os irmãos Jorge Antunes e Isabel Antunes Joffe, não tinham interesse em continuar a gerir o negócio.

Em princípio, o fundo injetará R$ 5 milhões na rede. A empresa será administrada por Sérgio Bocayuva, um dos executivos do Modal, e por um grupo de diretores do mercado de varejo que já passaram por Lojas Americanas, Shell e Bob's. Os fundadores farão parte do conselho consultivo, com representação junto à direção executiva. Segundo Bocayuva, Jorge e Isabel Antunes participarão intensamente da gestão porque os novos donos não têm intenção de modificar a filosofia da rede, que nasceu há 22 anos com uma pequena loja em Petrópolis (RJ) e hoje conta com 140 franquias em 16 Estados do país.

Os objetivos dos novos donos são ousados. Enquanto a projeção de expansão da rede era de 15% este ano, os novos gestores planejam crescimento de 25%, com abertura de 350 lojas em cinco anos, sendo cinco próprias; o lançamento de uma marca própria; a expansão da rede Mundo Verde Sucos, que hoje só existe dentro de academias do Rio; e a internacionalização do negócio, com franquias na Europa e nos Estados Unidos. O objetivo é transformar o Mundo Verde numa rede global para vender produtos naturais, orgânicos e de bem estar. Com a profissionalização, serão adotadas práticas de governança corporativa, baseadas no modelo de empresas abertas. Não está descartada uma possível abertura de capital, em um horizonte de cinco a sete anos.

Fonte: Valor Econômico