terça-feira, 25 de agosto de 2009

Blitz: Algumas cenas interessantes

Olá a todos!
Já faz algum tempo que não publicava nada para o Blitz!, a nossa seção de boas práticas e de boas idéias para o varejo. Nesse tempo, foram vários os registros feitos. Fiz uma seleção com as melhores idéias que encontrei nesse período.
Vamos à elas: 1.) Viv L'eroá - Olhe esse prático quadro. Feito em madeira e cerâmica, além de ter um ar charmoso e casual, permite apagar e renomear várias vezes a promoção, sem perder o efeito promocional e agregando uma valia diferenciada. Sensacional.
2.) Uncle K - Mais do que apenas uma vitrine, ou atrair apenas o gosto do consumidor, a Uncle K, expos uma serie de cores com toda a analogia referente à cada uma: Laranja: Energia, Verde: Vitalidade, auxiliando o consumidor na escolha de seus produtos. Mais do que um acessório colorido, você compra um "estado de espírito" !
3.) Fnac/MixFM - Encontrei este totem em uma loja da Fnac. Ele possibilita a compra de musicas, wallpapers e muitos outros conteúdos para celulares e players portáteis, dispondo de diversos conectores especiais, como USB, por exemplo. Interessante e inovador (O Wal-Mart tem algo muito próximo à isto instalado em algumas lojas - infelizmente não sei se isso vem dando certo ou não)

4.) Eu pergunto: Vi essa vitrina em uma loja de shopping. Será que funciona? O produto está tampado aos olhos do consumidor e a informação "Últimos Pares" por si só, em minha opinião, mais atrapalha do que ajuda. Com a pouca oferta que está na vitrina, e a ênfase desta frase, será que não passa a idéia ao consumidor de que "aqui não vai ter o que eu quero, pois há poucas opções?". Será que não seria uma melhor altenativa estampar a frase ao lado de um preço sensacional, tipo: Últimos pares: Ofertas a partir de R$ 9,99!
Na minha opinião, isso sim é criar a chamada: "sensação de oportunidade única".

5.) Supermercados x eco-bags: Tem sido uma briga catequisar o consumidor no sentido das eco-bags. Muitos ainda vêem as sacolinhas plásticas como uma opção para armazenar coisas em casa, ou ainda para descartar o lixo doméstico. Do lado do varejista, catequisar o cliente não significa apenas ser "legal" para com o meio ambiente, como também traz além de uma boa imagem, uma redução no custo com a fabricação dessas sacolas. Alguns supermercadistas vem gradualmente reduzindo o uso das sacolas oferecendo aos clientes como opção, carregar as compras em caixas de papelão, as mesmas utilizadas pelos produtos enquanto recebidos e armazenados no estoque pelo supermercadista. Uma idéia simples e inteligente, e que de quebra, auxilia a reduzir os índices de material descartado pelo mesmo.


Um grande abraço e boas vendas !
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO