sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dúvidas de leitores: Como escapar da guerra de preços do varejo?

Pergunta enviada por Rogerio, da Uere Ferramentas

Olá Caio, seu blog é sem dúvida uma das melhores fontes de informação sobre varejo na internet.

Mais uma vez parabéns
Eis o meu problema:

Nos produtos que exponho no lado de fora da loja, escadas, caixas dagua, portas, telhas, etc. coloco splashes grandes com seus respectivos preços, para atrair a atençao do cliente e dar um "ar" de preço baixo, porém, o que vem acontecendo é o seguinte: meus concorrentes veem o preço e colocam um valor abaixo!
Não tenho interesse em entrar numa guerra de preços, pois sou novo na região e eles já estão no bairro a muitos anos, uns até a décadas, sem contar que possuem muito mais "bala na agulha do que eu".
Peço sua ajuda.



Olá Rogerio.

Pois bem, é como a gente categoricamente afirma aqui no blog: Preço nunca foi, não é, e nunca será diferencial de mercado.
Atrelar-se apenas a preço baixo pode acarretar exatamente nessa guerra de preços que você mencionou, de maneira que aos poucos, você vê sua margem de lucros desaparecendo.

Vamos à um caso prático. Imagine seu restaurante preferido. Agora imagine um botequim, desses tipo "mosca frita". Quanto custa uma refeição em cada um deles ? De certo, a refeição em seu restaurante preferido provavelmente é mais cara, até mesmo 4 ou 5 vezes mais cara do que no botequim que você tenha imaginado, não?

Então eu lhe pergunto: Pq. você prefere o restaurante que lhe cobra mais caro, do que o botequim? As respostas seriam várias: confiança, ambiente, qualidade do que lhe é servido, o modo como você é atendido e por aí vai.

Percebe que apenas mudando a situação, aparecem algumas oportunidades onde você pode se especializar à frente de seus concorrentes, de uma maneira que não seja somente pelo preço? Some características como uma entrega confiável e garantida, um serviço de instalação gratuito, ou ainda algum outro tipo de promoção e com certeza você sai dessa guerra de preços. Mire vender para quem compra bem, e não para quem só deseja comprar por menos. O ambiente de loja é muito importante neste sentido. Busque investir em exposição e merchandising, a fim de atrair outros tipos de consumidores. Aproveite que você é novo na região e traga "novidades". Não venda da mesma maneira como todo mundo. Crie seu diferencial.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/