sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dúvida de leitores: Vendendo doces finos

Pergunta enviada por Rubens Felix Barbosa

Ola Caio, tudo bem?
Estou com um grande desafio. Sou formado em Administração, mas nunca atuei na área. No momento estou trabalhando em um projeto de comprar ou fabricar doces finos e distribuí-los em lojas do ramo, restaurantes, cafeterias e afins, compatíveis com meu publico alvo.
Minhas duvidas aqui são as seguintes:
1.) Quando deixo um produto em uma loja eu o deixo em consignação ou eu vendo?
2.) Qual o prazo médio que dou ao estabelecimento para me pagar?
3.) Quantos % normalmente um estabelecimento cobra do valor final do produto para aceitar revendê-lo?
4.) Qual a abordagem ideal para oferecer meu produto aos estabelecimentos?

Muito obrigado pela atenção.

Sucesso.
Um abraço,
Rubens Felix Barbosa

Olá Rubens.

Pessoalmente eu acredito que o caminho da consignação pode ser uma boa alternativa, principalmente para um momento de teste de um novo produto. Nada melhor para oferecer à um lojista a condição de "só paga o que vender". Ainda mais se contar que os doces tem um período de vida realmente curto, e que se não vender, terão de ser descartados, acredito que essa seja uma excelente opção.

De outra maneira, a consignação vai lhe permitir dimensionar corretamente a quantidade de produtos que você precisa fabricar e produzir para cada ponto-de-venda, e vai criar com o passar do tempo toda uma logistica para seus produtos. Depois de algum tempo, vai ser fácil dimensionar o numero médio de vendas, quais dias vendem mais, quais épocas vendem mais, etc...

Acredito que a melhor maneira de acertar as quantias é de forma semanal num primeiro momento. Somente a "saída" desses produtos é que vai coordenar se este tempo deverá ser reduzido ou expandido.

Eu acho que você poder criar um produto pensando na cadeia de "engenharia reversa". Quando vale seu doce ao consumidor ? R$ 2,00/ 3,00 ? Entao esse teria de ser o preço "sugerido" ao ponto-de-venda. Voce deve ter o custo de produção. Imagine que o produto chega ao lojista custando 0,50. Quer dizer que o lojista deve vender este à 0,70 se quiser ? Não. Voce pode trabalhar com um valor de venda sugerido, sem contar muito a questão da porcentagem, mas sim, o valor que seu produto quer passar. Se for muito barato, talvez a valia que o consumidor dará não será tão grande. Se for caro, a valia será boa, entretanto, a expectativa também. Por isso, acredito que voce deve pensar muito bem sobre esse assunto e considerar o "real valor" de seu produto.

Qual a melhor abordagem? Busque um diferencial. Busque o "sabor caseiro" (apesar de já batido), busque ingredientes e sabores diferenciados, (damasco, framboesa, blueberry, etc), ou qualquer outro diferencial que ache interessante, até mesmo na embalagem.

Se voce se tornar "mais um vendedor de paçoquinha", vai ser complicado. Busque oferecer mais do que produtos, busque oferecer valia ao ponto-de-venda com o seu produto.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio CamargoFALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/