sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Franchise Expo Paris: MegaMatte participa da maior feira de franquias do mundo

Diretoria viaja para informar-se sobre todas as tendências mundiais no setor
A rede MegaMatte está entre as 11 empresas brasileiras que, de 20 a 23 de março de 2011, vão estar presentes na Franchising Expo Paris 2011, na França. A feira anual acontece desde 1981 e funciona como vitrine de tendências em modelos de operação de franquias, arquitetura para franchising e apresenta as marcas francesas e internacionais que procuram reunir, lançar ou desenvolver negócios na Europa e nos países de origem das missões.

Por meio do convênio firmado entre a ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que apoia a internacionalização das redes brasileiras de franquias, as entidades formarão o pavilhão brasileiro, do qual a MegaMatte faz parte.

Na missão organizada pelo consultor de negócios José Schwartz, diretor administrativo da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franquias seccional Rio de Janeiro) e presidente da Schwartz Consultores, a MegaMatte buscará referências para conhecer de perto o estágio atual de desenvolvimento do franchising mundial. A rede prevê em cinco anos internacionalizar sua marca, inaugurando sua primeira unidade em Portugal.

Participa da Missão França - 30ª edição do Franchise Expo Paris a diretora executiva da MegaMatte, Fátima Rocha, o diretor de desenvolvimento, Rogério Gama e o diretor-presidente da rede Júlio Dias. O salão de negócios ocorrerá no Parc des expositions de la Porte de Versailles em Paris. Serão 450 marcas presentes, representando não menos que 75 setores de atividade com cerca de 100 expositores de origem estrangeira, provenientes de 22 países.

"É uma oportunidade para conhecermos o mercado europeu, já que pretendemos entrar no cenário internacional em cinco anos. Também estamos na expectativa de visualizar boas ideias e conhecer todas as tendências atuais do sistema de franchising no mercado mundial. A Europa também é o berço do sistema de Comércio Justo, conceito no qual estamos inseridos na cadeia produtiva da nossa erva-mate orgânica cultivada e comprada de nosso fornecedor seguindo as exigências preconizadas pela WFTO, a Organização Mundial do Comércio Justo, cuja certificação abre caminho à boa aceitação do produto pelo consumidor europeu", analisa a diretora Fátima Rocha.

A expectativa confirma o sucesso da rede inaugurada em 1994, no bairro Largo do Machado, Rio de Janeiro. Em 2010 a MegaMatte encerrou o ano com 75 unidades em funcionamento e 100 contratos assinados com reserva de espaços no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Foram abertas 24 lojas, o que resulta no crescimento de 44% no número de lojas comparado a 2009. Já o faturamento teve aumento de 42% em relação a 2009. Com quase 80 unidades em funcionamento, a expectativa é terminar 2011 com 130 contratos de franquias assinados e 100 unidades em operação.

Pelo segundo ano consecutivo, o salão francês terá início no domingo a fim de incrementar o contato entre as marcas e os visitantes. E essa será, na visão do diretor de desenvolvimento, Rogério Gama, uma oportunidade de realizar contatos importantes para a MegaMatte, bem como mostrar que, além de ações permanentes ligadas ao Comércio Justo, a rede vem se tornado referência brasileira em franchising sustentável.

"Temos uma unidade construída segundo padrões de sustentabilidade. Substituímos os antigos copos de plástico por copos de papel provenientes de reflorestamento. Agora estamos no Programa Franchising de baixo Carbono promovido pela Associação Franquia Sustentável (AFRAS-ABF) que busca incluir em seu funcionamento mecanismos para contabilizar, reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEEs). Cinco unidades franqueadas participarão do programa para, juntas, reduzirem as emissões geradas com o consumo de energia, água, efluentes líquidos e resíduos sólidos", destaca Rogério Gama.

E a Missão França não valerá apenas para reconhecimento, servirá também de aprendizado. Rogério Gama tem a intenção de participar de um curso gastronômico de pâtisserie, tipo de padaria francesa especializada em bolos e doces. Na França, Gama pretende se especializar em croassants, massa folhada em formato de meia-lua comercializada pela MegaMatte e que corresponde a 10% das vendas de salgados assados da franquia.

Em 2010, o salão contou com a participação de 30.981 visitantes nos quatro dias do evento, ou seja, um acréscimo de 15,14% em relação ao ano anterior. Para março de 2011 espera-se um público 20% maior. No retorno da missão Franchise Expo Paris, a MegaMatte realizará uma palestra na ABF-Rio, com data ainda a ser definida, para falar das experiência obtida na feira.