quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sonae Sierra Brasil premia lojas com melhores práticas ambientais

O Planet Sierra Tenant Award é uma iniciativa inédita no setor, que visa promover as melhores práticas ambientais nos shoppings da Sonae Sierra Brasil

Em sua primeira edição, no Brasil o prêmio será entregue à C&A, do Shopping Penha, em São Paulo, e ao restaurante Giovannetti, do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Nos últimos três anos, os shoppings da Sonae Sierra Brasil investiram juntos cerca de R$ 8,5 milhões em projetos ambientais.

A especialista em shoppings centers, Sonae Sierra Brasil realiza, nos dias 5 e 6 de abril, as cerimônias de entrega do prêmio Planet Sierra Tenant Award, que visa reconhecer as melhores práticas para diminuição de impactos ambientais e ações de sustentabilidade adotadas nas lojas dos 10 shoppings centers da empresa durante 2010. Nesta primeira edição as duas lojas vencedoras foram: a C&A do Shopping Penha, em São Paulo, na categoria A – lojas com 1.000m² ou mais e com mais de 10 unidades, e o restaurante Giovannetti do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, na categoria B – lojas com área menor que 1.000m² e menos que 10 unidades.

A premiação faz parte da política de Responsabilidade Corporativa da empresa e de seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado de acordo com a ISO 14001. “Nosso objetivo é motivar os lojistas para uma melhoria contínua na redução dos impactos ambientais de suas operações”, explica a responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da Sierra Brasil, Elizabeth Morita.

As lojas candidatas ao prêmio passaram por avaliações para a verificação do cumprimento de itens previamente estabelecidos, como o consumo racional de água e energia, qualidade do ar, emissões de ruído e odores, qualidade de efluentes líquidos, separação e o encaminhamento correto de resíduos, gestão adequada de produtos perigosos, limpeza e arrumação geral da loja. Também foram avaliados os aspectos de gestão ambiental, como a existência de política de ambiente, formação dos colaboradores e projetos direcionados à sensibilização ambiental dos clientes e do público em geral.

Além dos critérios analisados pela comissão de júri, as lojas vencedoras também obtiveram destaque devido às medidas inovadoras. Na loja C&A do Shopping Penha, por exemplo, são realizados treinamentos aos colaboradores e reuniões periódicas sobre Meio Ambiente. Já no restaurante Giovannetti, do Parque D. Pedro Shopping, foram instalados equipamentos com maior eficiência nos procedimentos ambientais.

Somente nos últimos três anos, cerca de 8,5 milhões foram investidos em melhorias nas estruturas, adequações e implementações de equipamentos e tecnologia na área ambiental, nos shoppings da Sierra Brasil. Os Shoppings Parque D. Pedro e Penha foram os primeiros do setor no Brasil a serem certificados pela ISO 14001, em 2007. A certificação atesta a eficiência ambiental desses empreendimentos.

“A contribuição dos lojistas na diminuição dos impactos ambientais e a sensibilização desses parceiros para uma correta gestão ambiental é uma prioridade para a Sonae Sierra Brasil. Este prêmio nos permite, não só reconhecer os lojistas que, juntamente conosco, trabalham para minimizar esses impactos, mas também permitir que outros reconheçam os benefícios da adoção de boas práticas”, afirma o Diretor de Operações da Sierra Brasil, Cesar Garbin.

O Planet Sierra Tenant Award acontece de dois em dois anos, alternando com o Personæ Award já existente, reforçando o conjunto de iniciativas destinadas aos lojistas, para promover a gestão da Segurança & Saúde e Ambiente nas lojas existentes nos centros comerciais da Sonae Sierra.

Para a Sonae Sierra o desenvolvimento do negócio implica uma constante avaliação da interação entre os objetivos econômicos, sociais e ambientais. “O equilíbrio entre estes três objetivos é crucial para o crescimento sustentável da empresa e inspira toda a estratégia de Responsabilidade Corporativa da nossa Organização”, explica a diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, Elsa Monteiro.