terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia das Crianças não terá aumento no preço de brinquedos

FCDL-RS aposta na venda de jogos e eletrônicos como impulsionadores das vendas para a data


A chegada do Dia das Crianças já agita o varejo no Rio Grande do Sul. Apesar da ampla divulgação com a alta do dólar a expectativa é que os preços dos produtos não sofram alterações e a perspectiva é de aumento de 5% nas vendas na comparação com a data no ano passado. A explicação está no fato da grande maioria dos lojistas já terem adquiridos os produtos quando a cotação do dólar estava mais baixa.

- Todos os produtos já estavam comprados quando teve início o movimento de alta do dólar. Então, não haverá aumento de preço nos produtos para o Dia das Crianças - assegurou o presidente da FCDL-RS, Vitor Koch.

A expectativa é grande com os jogos e eletrônicos. Desde a metade do ano, uma série de fabricantes apresentaram novidades nesse segmento o que deve ser um fator de impulso nas vendas.

- O ano passado foi muito bom e a vontade é conseguir um bom resultado esse ano - comentou o vice presidente da FCDL-RS, Flávio Santo Dallasen.

A estimativa é que aproximadamente 60% dos brinquedos sejam importados, além de boa parte da matéria prima dos produtos virem de fora do Brasil. Por isso existe a preocupação com a alta do dólar. Mesmo assim, lojistas estão acreditando que esse fator não será decisivo.

Uma possível mudança nesse cenário será o momento da aquisição dos estoques. Antes, lojistas aproveitavam o próprio período do Dia das Crianças para fazerem a aquisição do material de vendas para o Natal. Para esse ano, a recomendação é aguardar para ver os rumos que a economia irá tomar, em virtude da variação cambial.


Fonte: FCDL-RS