quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Evento discute sustentabilidade em Shopping Centers

“Green Mall - Sustentabilidade na prática” reunirá representantes do setor no Centro Britânico, em São Paulo

No próximo dia 20 de outubro será realizado o Green Mall, uma parceria da GS&MD – Gouvêa de Souza e Brandworks, com apoio da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No evento, que acontecerá no Centro Britânico, em São Paulo, serão apresentadas práticas que são referências em sustentabilidade nos Shoppings brasileiros e internacionais.

Além dos cases, as palestras vão abordar como essas práticas podem aumentar o valor do empreendimento, a atratividade do marketing e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais. “Sustentabilidade é um tema irreversível sob a ótica do consumidor. Discutir as tendências que serão uma realidade no futuro é imperativo”, acredita Marcos Gouvêa, diretor geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Hoje ainda poucos Shopping Centers existentes no País implementaram técnicas sustentáveis desde a construção. Exemplos de ações são: o aproveitamento da iluminação natural durante o dia, equipamentos elétricos eficientes, projetos para reuso de água e utilização de água das chuvas.

Um empreendimento já construído também pode garantir a sustentabilidade introduzindo uma série de processos que podem proporcionar maior eficiência da operação, otimizando o consumo de recursos naturais. Uma alternativa é trocar a iluminação por lâmpadas mais eficientes.

“Ser um Shopping sustentável será fator de escolha para um público cada vez mais preocupado com o planeta e consciente de suas escolhas”, diz Luiz Alberto Marinho, diretor da Brandworks.

Nádia Rebouças, sócia diretora da agência de comunicação Rebouças e Associados, falará sobre como a preocupação com a sustentabilidade pode gerar valor para as marcas e retorno para as empresas. Estará presente ainda para debater o assunto Elizabeth Norito, da Sonae Sierra Brasil, uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras de Shopping Centers do Brasil; e Priscilla Leão, gerente de marketing da Alliansce Shopping Centers.

Outra importante presença será Heloísa Bomfim, da Dalkia, empresa que tem como objetivo otimizar o consumo de energia e utilidades, e o uso das instalações, proporcionando o melhor aproveitamento dos recursos, com redução dos impactos ambientais e emissão de gases de efeito estufa.

Representantes de empresas como AD Shopping, Floripa Shopping, Centervale Shopping, Palladium Shopping, Ancar Ivanhoe e Habitante Verde também debaterão o assunto durante o evento.


Confira a programação:

08h30 - 09h00 – Welcome coffee

09h00 - 09h40 – Sustentabilidade gerando valor para as marca e retorno para as empresas
Nádia Rebouças – Rebouças e Associados

09h40 - 10h10 – Debate
Josiane Ferrarezi – Floripa Shopping
Carolina Povoa – AD Shopping
Fábio Beltrão - GS&MD – Gouvêa de Souza
Nádia Rebouças - Rebouças e Associados
Moderador: Luiz Alberto Marinho - BrandWorks

10h10 - 10h40 – Visão geral de sustentabilidade em Shopping Center
Fabiano Facó – Habitante Verde

10h40 - 11h10 – Coffee Break

11h10 - 12h30 – Cases premiados em Sustentabilidade
Centervale Shopping - Desenvolvimento Sustentável em Shopping Center
Floripa Shopping - Empreendimento que realiza hoje projetando um futuro melhor
Palladium Shopping Center - Ehco Lixo Zero

12h30 - 14h30 –Almoço

Sustentabilidade na prática

14h30 - 15h00 – Residuos - Priscilla Leão – Shopping Leblon
15h00 - 15h30 – Solo – Elizabeth Norito - Sonae Sierra Brasil
15h30 - 16h00 – Água – Dalkia – Heloísa Bomfim
16h00 - 16h30 – Coffee Break
16h30 às 17h00 – Responsabilidade Social – Mariana Carvalho – Ancar Ivanhoe
17h00 às 18h00 – Debate final

Serviço:

Green Mall
Quando: 20/10/2011 (quinta-feira)
Local: Centro Britânico, Rua Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros, São Paulo
Horário: 8h30 às 17h40
Informações: (11) 3405-6631 ou eventos@gsmd.com.br