terça-feira, 11 de outubro de 2011

FCDL-RS realiza fórum para discutir direitos do consumidor

Reunião com poderes públicos e empresários do varejo tratou de questões como assistência técnica
Com a presença do poder Judiciário do Estado, de representantes do Ministério Público Estadual, do Diretor Executivo do Procon-RS, além de um grupo de empresários de varejo do Rio Grande do Sul, do SPC e o Presidente do Fórum de Defesa do Consumidor, Alcebíades Santini, a FCDL-RS realizou na manhã desta terça-feira (11/10) um fórum para debater a relação entre clientes e lojistas.

- É preciso pensar e agir de forma coletiva, para que não apenas o consumidor seja beneficiado com leis de defesa. O lojista sofre com a falta de proteção nesse aspecto, pois arca com consequências de garantias muitas vezes apresentadas pela indústria e não pela rede varejista em si - comentou o Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Para o diretor executivo do Procon do Rio Grande do Sul, Cristiano Aquino, a intermediação na relação entre o varejo, o lojista e o fabricante é a única forma de estabelecer mecanismos que contribuam para a redução de processos jurídicos.

- Focamos no consumidor para solucionar problemas, mas é importante que haja conciliação antes de chegar à justiça para evitar desgastes e prejuízo na relação - afirmou.

A troca de informações e os possíveis rumos na relação com a defesa do consumidor desencadeou um discussão sobre responsabilidades na hora de trocar produtos ou chamar a assistência técnica. O processo por danos morais referente à esse assunto foi o centro do debate.

- Só existe a possibilidade de evitar esses processos se houver o diálogo ente o lojista e o consumidor. Se eles não podem lutar contra falhas do fabricante, podem ao menos lançar mão de serviços oferecidos pelo Tribunal de Justiça, por exemplo, onde existe uma central de conciliação que trabalha junto ao Procon e à Defensoria Pública. Trabalhar no pré-conflito ajuda a reduzir prejuízos e evita o desgaste que a justiça traz - disse o Presidente do Fórum de Defesa do Consumidor Alcebíades Santini.

Segundo dados usados pelos presentes, 90% dos envolvidos em casos de danos morais querem conciliação. E é na busca de ideias para aprimorar e desenvolver a qualidade da classe lojista que a FCDL-RS se preocupou não só em promover o debate, como possibilitar a continuidade dele, com a realização de novos fóruns.

Na reunião também foram apresentados pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, pelo gestor de tecnologia da informação do SPC-Brasil, Ricardo Almeida e pela diretora regional do Serasa Experian, de Porto Alegre, Adriana Leal, o novo modelo do SPC no Rio Grande do Sul, que busca maior unidade na classe lojista para entendimento de possíveis pendências de crédito.

Algumas das grandes redes estiveram presentes também no encontro como Colombo, Costaneira, Benoit, Multisom, Certel, Redelar, CR Die Mentz, entre outros.