segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Nielsen Brasil lança unidade de negócios para o mercado esportivo

A nova divisão, Nielsen Sports, vai acompanhar e entender os hábitos de consumo dos fãs de esporte;

Varejo, indústria, mídia e outros diversos segmentos da economia já se preparam para a grande movimentação que a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 proporcionarão ao Brasil. Mas para que os investimentos desses grandes eventos sejam feitos de uma forma estruturada e bem planejada, a Nielsen, (www.nielsen.com) líder global em informação e pesquisa de mercado, acaba de lançar sua nova unidade de negócios, a Nielsen Sports.

Esta nova divisão que tem por objetivo entender e aproveitar as
oportunidades do mercado esportivo, com análises especiais, já apresenta seu primeiro estudo preliminar realizado em junho deste ano com praticantes e não praticantes de esportes das principais cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador, Belém, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre).

Televisão - Além do futebol, o vôlei, a fórmula 1 e a natação são os esportes que os brasileiros mais gostam de assistir, respectivamente com 84%, 52%, 38% e 28% de preferência. Porém a novidade fica por conta do UFC, que se destaca com 14% de preferência, mesmo sendo de menor penetração.



"Fiquei surpreso ao descobrir que um esporte ainda pouco transmitido no Brasil, embora tenha atletas brasileiros na disputa, provoque tanto interesse, inclusive do público feminino", comenta Sergio Filho, gerente da unidade de Nielsen Sports no Brasil

Outro dado interessante foi a queixa da falta de transmissões esportivas na televisão. As pessoas demonstram carência de assistir outras modalidades como ginástica olímpica, 10% e vôlei, 9%.

Paixão dividida - O futebol é mesmo paixão nacional, e se destaca em primeiro lugar, com 63%, no ranking das modalidades mais lembradas. Entretanto o interessante é perceber os outros esportes que foram lembrados pelos brasileiros, como o vôlei, 8%, a academia, 7%, o basquete, 5% e a natação, 4%.


“Esses números mostram o quanto os outros esportes estão ganhando importância tanto para o público em geral, que assiste, quanto para os praticantes”, esclarece Filho.

Suando a camisa – 52% dos brasileiros praticam esportes ou fazem atividades físicas de forma frequente ou recreacional. Esta prática está diretamente ligada à saúde do corpo (perda de peso / manter o corpo em forma), da mente (bem–estar), e da sociabilidade (encontro com amigos, cobrança estética).

Torcedores apaixonados - O levantamento mostra também que não existe predominância sócio-econômica demográfica pela preferência pelo futebol, já que 90% dos brasileiros torcem por algum time e 44% deles são considerados Apaixonados* por seus times. Neste grupo, 68% são homens e 62% estão concentrados na região Sudeste.

O mais interessante é observar o quanto são diversos os hábitos de consumo desses apaixonados na comparação com os que são apenas admiradores e com pessoas que são indiferentes ao futebol”, conclui Sergio.