sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pão de Açúcar lança sistema para venda de bebida alcoólica

Programa estará disponível à outros varejistas via parceria com ABRAS

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) desenvolveu uma tecnologia inovadora no Brasil para garantir que as vendas de bebidas alcoólicas sejam realizadas somente a maiores de 18 anos. Por esse sistema, ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica, o código de barras do item é identificado e o operador de caixa irá receber uma mensagem para que solicite o documento que ateste a maioridade do comprador. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade (idade superior a 18 anos), a venda é autorizada.

O programa tem início em 395 lojas das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e Paraná e até o final do ano será replicado às demais lojas do grupo em todas as regiões do Brasil. "Temos uma grande força de mobilização em nossas lojas e estamos com nossos pontos de venda a serviço da conscientização e engajamento sobre a importância do consumo consciente e responsável”, destaca Hugo Bethlem, Vice Presidente de Relações Corporativas do Grupo.

Ciente da importância do tema e da responsabilidade do varejo nesse processo, o Grupo Pão de Açúcar irá oferecer a tecnologia a todos os varejistas interessados a partir de uma parceria a ser firmada com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). “Essa é uma iniciativa muito importante, ainda mais porque poderá ser compartilhada por todas as empresas do setor. Trata-se de uma questão relevante às famílias brasileiras e temos que apoiar firmemente", destaca Sussumu Honda, presidente da Abras. Para Bethlem, “o compartilhamento de boas práticas é uma forma de desenvolver nosso negócio, o varejo e, sobretudo, promover benefícios relevantes a toda sociedade”.

Para contemplar o envolvimento de toda cadeia de valor, o Grupo Pão de Açúcar firmou uma parceria com a Ambev que participou dos programas de treinamento e conscientização dos colaboradores das lojas sobre a importância do controle da venda e do consumo consciente de bebidas alcoólicas. A Ambev também está presente na comunicação da iniciativa, com forte exposição no ponto de venda, incluindo cartazes, adesivos nas cancelas dos estacionamentos, placas nos carrinhos, descanso de tela dos monitores, banners etc.