sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Índice de brasileiros endividados sobe 4,78% em outubro

41º Seminário de SPCs propõe o desafio de diminuir este número em 2012

Roque Pelizzaro Jr.
Outubro marcou a alta do índice de brasileiros endividados: 4,78% comparado com o mesmo mês do ano passado. Desde fevereiro de 2011, o índice do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) tem apresentado elevação na comparação com o ano anterior. Estes dados foram apresentados durante o 41º Seminário de SPCs, evento que abre a programação da 42ª Convenção Estadual Lojista, na Serra gaúcha.

- Nós temos que minimizar a inadimplência no País, que vem apresentando aumentos significativos nos últimos nove meses. E nós só poderemos fazê-lo através de ferramentas de proteção de crédito cada vez mais apurada e de bancos de dados extremamente consistentes - aponta o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Roque Pelizzaro Jr.

Segundo o SPC Brasil, a sequência de aumento do índice aponta que os brasileiros se endividaram mais em 2011. Ao contrário dos dois anos anteriores, que apresentaram queda nas dívidas das famílias. Durante o seminário, as Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, conheceram os principais pontos que podem ser determinantes para a diminuição deste índice.

Um desses passos é a parceria do SPC Brasil com a Serasa, que segundo a entidade, determina perdas menores dos pequenos e médios varejistas, bem como a melhor estruturação de operações de crédito e renda.

O seminário faz parte da 42ª Convenção Estadual Lojista, que acontece entre os dias 10, 11 e 12, em Gramado. O evento é promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). Estarão presentes no evento grandes nomes como Eugênio Mussak, Heloísa Omine e Aécio Neves, que falarão sobre motivação profissional, tecnologia no varejo, técnicas de gestão, entre outros temas.

Inscrições e informações adicionais pelo telefone (51) 3213-1777, pelo e-mail eventos@fcdl-rs.com.br ou também pelo site www.convencaolojista.com.br. A atividade é realizada na Expogramado, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 4111. A convenção é destinada a empresários, profissionais e especialistas do varejo.