terça-feira, 29 de novembro de 2011

Livros sugeridos: Gestão Estratégica do Franchising

Livro aborda diversos pilares do sistema de franchising, desde a sua importância como canal de vendas, viabilidade do negócio, capacitação, gestão, marketing, alinhamento com os franqueados, entre outros aspectos relevantes

O livro Gestão Estratégica do Franchising - Como construir rede de franquias de sucesso, escrito pelos sócios da Praxis Education, Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore, consolida uma profunda e conceituada análise de cada particularidade do franchising. Editado pela DVS Editora, a obra será lançada em São Paulo no próximo dia 30/11 (quarta-feira), às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos (São Paulo-SP).

Dividido em blocos e sub-temas, o livro traz um panorama da trajetória do franchising desde sua essência, surgimento e construção dos diversos aspectos que compõe o sucesso do setor de franquias. Além dessa construção histórica que a obra proporciona, as páginas seguintes conduzem o leitor a uma reflexão das possibilidades do negócio e as boas práticas do franchising, envolvendo a importância de se realizar a análise de viabilidade do negócio; os principais aspectos jurídicos; Processos e Manuais; Expansão da rede; Capacitação do ponto de vista operacional e estratégico, como Universidades Corporativas no Franchising; Relacionamento; Planejamento, Marketing, entre outros tópicos.

De forma objetiva e dinâmica, Gestão Estratégica do Franchising, proporciona uma leitura capaz de atender as expectativas de empresários do setor, interessados no sistema de franchising e acadêmicos. “O livro serve como um guia de consulta para todos que têm o franchising como negócio ou que querem conhecer um pouco mais sobre esse tema”, diz o autor Adir Ribeiro.

De modo geral, a natureza dessa obra é mostrar a responsabilidade que cada uma das partes, seja franqueador ou franqueado, possui para com o desenvolvimento do sistema de franquias.

“Cabe ao franqueador um planejamento pensado de forma global e sistêmica, nesse caso é importante trabalhar com um calendário maior, em torno de 3 a 5 anos. Já ao franqueado esse planejamento deve ser adotado de forma mais focada e regional, um período de doze meses é o mais indicado. O resultado de ambos é a excelência no franchising e sucesso de sua marca”, explica o especialista.

A execução perfeita dessas premissas promoverá maior alinhamento na rede, e por conseqüência, melhores resultados para todos os envolvidos, em consenso os autores concluem. “É importante construir bases sólidas para que o crescimento seja ainda mais intenso”.


Ficha técnica
Título: Gestão Estratégia do Franchising - como construir redes de franquias de sucesso
Autores: Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore
Editora: DVS Editora