quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Podem as sacolas retornáveis aumentar o risco de furtos?

Por razões ambientais, os supermercados de todo o país estão deixando de fornecer sacolinhas plásticas descartáveis. E até o final do ano, os supermercadistas representados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) não poderão mais entregar as sacolas plásticas aos consumidores. É uma iniciativa da associação e uma exigência do governo de São Paulo, para reduzir os danos causados ao meio ambiente por esse material.

Até que isso aconteça, os varejistas estão se adaptando às novas regras e oferecendo outros recursos para os consumidores transportarem as mercadorias, como as caixas de papelão e as sacolas retornáveis, vendidas a preços bem baixos. Essa mudança, no entanto, pode trazer riscos à segurança dos produtos dentro das lojas e causar perdas para os varejistas. Esse risco pode ocorrer de vários modos. Por exemplo: um ladrão disfarçado de consumidor pode entrar com uma sacola cheia de produtos de outra loja, para facilitar sua ação, já que poderá colocar dentro dela produtos que poderão passar despercebidos pela segurança. “Em alguns casos, os seguranças até podem desconfiar do ato, mas terão de estar bem preparados para abordar o furtante e não causar constrangimento, que pode acabar em um processo contra o supermercadista”, explica Gilberto Vasconcelos, diretor geral da Plastrom Sensormatic.

O diretor lembra que a “10ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro”, pesquisa realizada pelo Provar, que entrevistou 63 empresas, destacou que o setor de supermercados teve 2,33% de perdas em 2009: “Além da troca de sacolas plásticas por retornáveis, o varejista precisa estar preparado para essa migração do ato de furtar. O ideal é reforçar o setor de prevenção de perdas e instruir seus funcionários em como abordar os consumidores que forem pegos furtando”, esclarece.

Para atender lojistas que tenham esse problema, a Plastrom Sensormatic oferece consultorias, auditorias, gestão de riscos e segurança empresarial, que auxiliam o varejista a identificar melhor o problema e solucioná-lo. “Orientamos o varejista a utilizar os equipamentos de segurança para prevenir perdas e ao mesmo tempo melhor a performance de sua loja, gerando aumento nos lucros”, finaliza Vasconcelos.