segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Varejo: Entre a tática e a estratégia

Olá a todos.

Certa vez durante uma conversa com um gestor de uma grande rede de varejo, este me questionou sobre a diferença entre alguns gerentes de suas lojas. Dizia que era possível separar todos seus gerentes em dois grandes grupos, táticos e estratégicos.

O assunto de certa forma me fez pensar que essa não é uma qualidade apenas ligada à profissionais, mas que pode ser analisada levando em consideração o varejo por si só como protagonista, considerando essa análise para uma análise mais adequada de seu posicionamento junto ao ser mercado.

Quando dizemos que um profissional age de maneira mais tática, nesse significado, indica que este está mais atento às questões do dia-a-dia, buscando resolvê-las à medida que essas vêm acontecendo, processualmente, buscando através de uma constância de boas resoluções, um bom resultado final. Podemos dizer que a grande maioria dos varejistas (a grande massa do varejo), age dessa forma, principalmente se contarmos os varejistas que estão iniciando seu negócio, pequenos empresários e empreendedores.

De outra forma, podemos dizer que profissionais que agem de maneira mais estratégica, por vezes, estão pouco focados nas questões do dia, as quais acredita que podem ser facilmente delegadas, buscando observar, através de uma visão mais macro de sua operação, não somente oportunidades, mas também perceber e compreender problemas e deficiências com alguma antecedência. Comparando com os varejistas, podemos entender estes como alguns varejistas de grande porte, ou até mesmo as franquias, que de alguma maneira, buscam o resultado diário, mas têm sua energia focada à uma visão mais global e analítica sobre toda a operação, uma visão mais estratégica.

Mesmo no caso de profissionais, particularmente não acredito que entre esses dois aspectos haja um correto e um errado. Se falamos de profissionais, é até interessante uma empresa possuir profissionais com atitudes ou até mesmo obrigações complementares como essas.

No caso do varejo, acredito que ter um bom nível tático garante o sucesso do negócio, garante o pão do dia, entretanto, ter uma visão estratégica adequada permite com que se construa uma marca sólida e eficiente naquilo que se propõe.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com/