terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DPaschoal abre inscrições para o Prêmio Trote da Cidadania 2012

O prêmio, realizado desde 1999 pela Fundação Educar DPaschoal, é referência nacional no combate ao trote violento no Brasil

A Fundação Educar, o braço de responsabilidade social do Grupo DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do Brasil, abre as inscrições para o Prêmio Trote da Cidadania 2012, projeto que há 13 anos incentiva e reconhece as boas práticas de recepção aos calouros nas universidades. Considerado referência nacional, o prêmio busca incentivar o empreendedorismo e abolir toda e qualquer cultura de trote violento, oferecendo como alternativas ações de interação entre os veteranos, os recém-chegados ao campus e a sociedade. As inscrições podem ser feitas de 01 de fevereiro a 05 de abril pelo site http://www.trotedacidadania.org.br/.

“Queremos estimular universitários incomodados e empreendedores para que aproveitem o momento de trote para engajar calouros em ações saudáveis que transformem o entorno, a comunidade e, mais que isso, transforme a cultura de violência em cultura de participação cidadã. Acreditamos que o conjunto de micro-revoluções é capaz de fazer uma grande diferença. A energia canalizada nos trotes pode ser usada para uma transformação social e para a promoção da ética e solidariedade. É um bom começo para a vida universitária e um bom começo para um futuro mais justo”, afirma Marina Carvalho, supervisora de projetos da Fundação Educar DPaschoal.

Para os universitários que gostariam de realizar o trote cidadão, mas não possuem noções de como iniciar o projeto, o Portal do Trote da Cidadania (http://www.trotedacidadania.org.br/) tem diversos modelos de boas práticas e dicas de como promover isto na Universidade.

Um exemplo de sucesso da iniciativa do prêmio é o projeto “Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente”, da Unicamp. Idealizado inicialmente por cerca de 50 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Pedagogia e Engenharia Química, em 2003, hoje a ação mobiliza quase todos os calouros que ingressam na Universidade. “Começamos pequenos, mas hoje são mais de 1.200 alunos envolvidos, principalmente os que estão ingressando. Todos que participam buscam promover no campus e na comunidade a conscientização do consumo equilibrado”, comenta Gabriel Akaishi, coordenador-geral da comissão organizadora de trote cidadão da Unicamp.

No início, o projeto dos universitários contemplava a conscientização da reciclagem em um pequeno bairro de Barão Geraldo, distrito de Campinas/SP. Durante um dia inteiro, os alunos visitaram os moradores da região e os orientaram acerca das melhores práticas. Hoje, o projeto dos universitários da Unicamp mobiliza cooperativas, associações e fundações durante quatro dias inteiros. Além da recepção calorosa e cidadã aos calouros, o projeto proporciona à comunidade acadêmica atividades de continuidade que reforçam os temas propostos durante a primeira semana de aulas. “É muito gratificante saber que uma iniciativa que começou pequena, lançada e premiada em 2003, tornou-se uma ação anual e que integra quase que uma universidade inteira”, ressalta Marina, da Fundação Educar DPaschoal.

CATEGORIAS

O prêmio é dividido em duas categorias: Ensino Superior e Ensino Técnico. Em ambas participam equipes com ações de trote cidadão nas universidades ou escolas técnicas, priorizando inovação, sustentabilidade, potencial de envolvimento dos acadêmicos e impacto social. Confira o regulamento completo acessando http://www.trotedacidadania.org.br/.

PREMIAÇÕES

Os três melhores de cada categoria, em cada semestre, terão seus projetos publicados no livro “Melhores Práticas de Trote da Cidadania 2012 – Fundação Educar DPaschoal”. Além disto, todos receberão um certificado pelas boas práticas.