segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

GS&MD – Gouvêa de Souza irá ministrar cursos de varejo com a certificação da NRF

Parceria irá garantir reconhecimento internacional aos profissionais que atuam no varejo brasileiro

A consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza assinou sábado passado (14/01) um contrato com a Castle World Wide (CWW), especialista em processos de certificação profissional, para aplicação dos Programas de Certificação em Varejo da NRF (National Retail Federation), maior associação mundial de varejo.

O acordo foi anunciado por Marcos Gouvêa de Souza durante a realização da NRF Big Show, em Nova York, e garante exclusividade de operação dos conteúdos e metodologias criados para desenvolvimento dos profissionais brasileiros de varejo.

O Brasil é o segundo país a celebrar uma parceria como esta, apenas o mercado chinês oferecia cursos com a certificação da NRF fora do território norte-americano. “Essa oportunidade vai ajudar a promover ainda mais o amadurecimento de nosso setor varejista, que hoje é o maior empregador privado do país. Com pessoas mais profissionalizadas, estaremos mais preparados para aproveitar o vento que sopra a favor do Brasil”, afirma Marcos Gouvêa, diretor geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

A união das marcas garante alta qualidade para os cursos que serão aplicados no Brasil. “A NRF aporta práticas do mercado de varejo mais desenvolvidas do mundo. A CWW é especialista em processos de certificação profissional e a GS&MD garante que os conteúdos sejam ajustados para as especificidades de nosso mercado”, comenta Guilherme Baldacci, sócio-diretor da divisão de Treinamento e Desenvolvimento da GS&MD.

Serão oferecidos três cursos para os profissionais do varejo brasileiro. O curso de Operações de Varejo é focado para quem está iniciando carreira ou busca aprimoramento técnico nas atividades de uma loja. O curso de Gerenciamento de Operações é voltado para gerentes, pois apresenta maior amplitude de temas que compõem o cenário de operação de uma loja. O terceiro, Gerenciamento Avançado de Operações de Varejo, tem como objetivo ampliar a visão de profissionais já atuantes na carreira de gerente de varejo por meio de estudo de casos, onde os participantes trocam experiências e visões para consolidar conceitos práticos de mercado.

As inscrições poderão ser feitas avulsas, de acordo com a grade de cursos anual, haverá possibilidade de contratar turmas exclusivas para varejistas que querem acelerar o desenvolvimento de suas equipes, e também terá oportunidade para instituições que tenham interesse em desenvolver o varejo no país. “Acreditamos que shopping centers e associações comerciais são parceiros potenciais para levarmos os cursos a todos os cantos do país e acelerarmos o processo de profissionalização do setor varejista brasileiro”, aposta Baldacci.

Os profissionais que concluírem o curso passarão por testes de conhecimento rigorosamente controlados pelos parceiros norte-americanos. Aqueles que alcançarem o desempenho necessário, receberão certificado NRF, com reconhecimento internacional.

Nos Estados Unidos, muitos varejistas são parceiros da NRF e garantem privilégios para quem já conquistou a certificação. Home Depot e Toys R Us, importantes redes do mercado norte-americano, dão oportunidade de entrevista pessoal a todos os candidatos certificados. A GS&MD também buscará parcerias com as empresas varejistas brasileiras para que tenham a certificação NRF como padrão de qualidade e valorizem os profissionais que conquistarem o documento.

“No mercado brasileiro, que apresenta grande possibilidade de haver um apagão de talentos, a certificação NRF pode ajudar na identificação de profissionais mais adequados ao perfil desejado”, lembra Baldacci, que apresentará às empresas as vantagens de serem apoiadores do certificado NRF no Brasil.

As primeiras turmas estão planejadas para iniciar em fevereiro e acontecerão em São Paulo. Todos os cursos têm carga horária de 40 horas/aula.