segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Prevenção de perdas é tema de curso em Pernambuco

Para qualificar os profissionais a atuarem em conjunto com as tecnologias, o Senac Pernambuco lança o Curso de Prevenção de Perdas

O comércio varejista brasileiro atingiu um bom desempenho no ano de 2011 e a região do Nordeste quase o equivaleu. De acordo com a pesquisa “Nordeste - Ações vencedoras diante dos novos cenários de consumo”, elaborada pela Nielsen, no primeiro semestre do ano, o Brasil apresentou, em volume, um crescimento de 3,7% no consumo, enquanto o Nordeste chegou a 3,5%. Além disso, a região representa 27% do número de lojas do Brasil, concentradas na Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntas somam 69% do faturamento de todo o Nordeste.

Neste cenário de crescimento de vendas e alta movimentação de consumidores que as grandes redes varejistas chegaram a investir 30% do lucro em tecnologia para minimizar problemas com furtos, roubos e fraudes. A preocupação em proteger o patrimônio e investir na prevenção para coibir ou flagrar incidentes desse tipo não é um exagero dos comerciantes, já que estudos revelam uma média de 1,75% da receita operacional anual das empresas em perdas no setor. Uma pesquisa anterior mostra ainda que entre os principais motivos estão os furtos internos – aqueles cujo autor é o próprio funcionário do estabelecimento –, com 20,1% do total de registros. Os furtos externos alcançam 20,4%. Os produtos mais furtados são roupas (7,3%), aparelho de barbear (5,5%) e protetor solar (5,5%).

Para reduzir as perdas e capacitar os profissionais da área, o Senac Pernambuco inicia no próximo dia 26 de janeiro o Curso Técnico em Prevenção de Perdas. O novo curso terá em sua abertura a palestra gratuita do diretor de Comunicação da Gateway Security, Luiz Fernando Sambugaro, com o tema “Perdas - a realidade nacional”.

O curso visa capacitar gestores no controle de perdas e fraudes e as aulas terão início no dia 26 de março, com previsão de término para julho de 2013.

SERVIÇO
Palestra: Perdas - a realidade nacional (lançamento do Curso de Prevenção de Perdas do Senac Pernambuco)
Palestrante: Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gateway Security
Datas: 26 de janeiro de 2012
Horário: 19h
Local: Auditório do Senac Pernambuco
Endereço: Av. Visconde de Suassuna, nº 500, Santo Amaro, Recife – PE
Inscrições: Até o dia 25 de janeiro, na Central de Atendimento do Senac Pernambuco, pelo telefone (81) 3413-6784