terça-feira, 17 de abril de 2012

Mercosuper 2012 -Inovação, tecnologia e lançamentos para o setor varejista

Essa semana o foco está para o setor varejista. Nos dias 16, 17 e 18 de abril acontece a MERCOSUPER, uma das maiores feiras do setor no Brasil. A feira que acontece no Expotrade Pinhais, conta com mais de 280 empresas expositoras, algumas vindas do Paraguai e Argentina. São esperados para o evento mais de 50 mil visitantes e a previsão de negociações durante a feira deve bater a marca dos 600 milhões de reais.



Paralelamente a feira acontece as palestras. Os temas trabalhados neste ano abordam as principais tendências do mundo moderno, como : “O impacto da revolução tecnológica”, “Redes Sociais e seus impactos no mercado atual” e “Perfil do novo trabalhador do varejo”. Entre os patrocinadores estão Banco Safra, Frimesa, Damasco/Saralli, RIC-TV e Nestlè.

“Iniciamos 2012 com ótimas expectativas de crescimento, que vem se realizando, e os resultados desta Páscoa no mercado varejista foi motivo de mais otimismo”, afirma o presidente da APRAS (Associação Paranaense de Supermercadista, Pedro Joanir Zonta. O setor vem crescendo bastante, segundo Zonta, pode-se dizer que no último triênio, os números foram ótimos, “crescemos uma média de 5% ao ano em vendas”, complementa.

O crescimento da MERCOSUPER é muito marcante nos últimos dez anos de feira. ”Aumentamos em 80% em área de exposição e mais de 300% em números de visitantes”, explica Walde Renato Prochmann, diretor comercial da APRAS. Em 2012 a feira ocupa quase que a totalidade do pavilhão do Expotrade Pinhais.

Retratando a preocupação do consumidor, dos supermercados e da Apras, com a saúde e sustentabilidade, durante a MERCOSUPER os visitantes terão oportunidade de visitar a Feira de Produtos Orgânicos que apresentará as tendências par esse mercado em franco crescimento.

Lançamentos e Expositores

A Vapza Alimentos S/A – indústria produtora de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo – participa pela primeira vez da 31º edição da MERCOSUPER com excelentes expectativas para a feira. A marca que é do Paraná e atua em todo o Brasil com mais de 40 produtos nos canais de varejo e food service; vai apresentar no evento os lançamentos do 1º semestre de 2012 e tem como objetivo fortalecer a marca ao publico paranaense e de firmar-se como pioneira no segmento.

Segundo Enrico Milani, diretor executivo da Vapza, hoje um dos principais mercados da empresa concentra-se no Sul do país, e apresenta os números curiosos da presença da marca nesta região: “Hoje o principal mercado é Curitiba, temos investido bastante na cidade, por ter um publico mais fiel a nossa marca e receptivo às novidades . A região Sul representou em 2011, 30% do faturamento para a Vapza, o estado que estamos mais forte é o Paraná com 60% do faturamento da região Sul. Ano passado, o PR cresceu em torno de 20% e vem apresentando um crescimento constante. A feira será uma ótima oportunidade para confirmar esta expansão e preservar a credibilidade da marca junto aos consumidores paranaenses.”, revela o diretor.

Os lançamentos do primeiro semestre no segmento Food Service são a Batata Gomo – novo corte da tradicional Batata Vapza bastante utilizada em assados, sautées e gratinados; o Frango Desfiado para Recheio – uma opção com maciez e textura ideal, alta praticidade e rendimento em diversas receitas; para o varejo as novidades são o Feijão Fradinho e o Arroz Integral Vapza e Vupt – opções práticas e saborosas para refeições rápidas e saudáveis.

No evento além de degustações, a Vapza fará aulas show, com um chef de cozinha, apresentando a praticidade e versatilidade dos produtos e destacando todas as vantagens para consumidores e estabelecimentos.

A empresa Zaeli também confirma presença na MERCOSUPER. Atuando no ramo alimentício há mais de 40 anos, a empresa que foi fundada no Paraná, possui 24 linhas de produtos e produz 180 milhões de quilos de alimentos por ano. Para o presidente da Zaeli, Valdemir Zago, a exposição é uma ótima oportunidade para gerar negócios e estabilizar a marca.

Tradicionalmente presente na Mercosuper, a O Grupo Selmi – uma das maiores e mais tradicionais indústrias de alimentos do Brasil, promoverá a tradicional degustação de produtos Galo e Renata, além de apresentarem os lançamentos de biscoitos, como Cracker de 360 e 200 gramas, Grinscream, Maria e Amanteigados de 133 gramas, que representam a ampliação do portfólio da empresa. Além disso, a empresa vai apresentar aos visitantes a nova mistura de bolo no sabor brigadeiro. E as novidades não param por aí. No próximo mês, a Selmi também lançará a mistura de bolo integral, uma revolução no mercado.

Outra novidade é o lançamento da START, batata ondulada que chega aos pontos de venda unindo um tema jovial e um sabor único. O lançamento será apresentado pela Distribuidora Sardagna.
Torrada Dueto Slim também marca a presença na feira. A parceria entre a Fhom e a Queensberry traz ao mercado um lançamento exclusivo. Da junção das torradinhas mais finas do mercado com a geléia referência em sabor chegamos a um produto de qualidade inquestionável: a torrada Dueto Slim.
Perfeita para o lanche das crianças, para acompanhar o cafezinho da tarde ou, até mesmo para aquele momento do dia em que tudo que precisamos é comer algo gostoso e prático, a torrada Dueto Slim é a pedida.

GESTÃO E AUTOMAÇÃO

A Mercosuper ainda conta com a presença da GS1 Brasil. A Associação leva ao evento orientações para inovar a gestão e melhorar a qualidade de todos os serviços da cadeia de abastecimento em favor do consumidor. A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, que tem o objetivo de disseminar o padrão GS1 na identificação, codificação e soluções para a cadeia de suprimentos . Em seu espaço, a GS1 Brasil promove um ambiente propício ao relacionamento dos visitantes da feira e à exposição do que há de mais avançado em tecnologia e soluções para aprimorar os processos e a eficiência da cadeia de suprimentos.

A GS1 Brasil tem no setor supermercadista seu principal parceiro na disseminação do padrão de códigos e de comunicação da cadeia de suprimentos e abastecimento. “A adoção de padrões globais de automação foi responsável por transformar o setor supermercadista em um dos mais avançados do mundo em tecnologia e eficiência logística”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.

Outra empresa que marca a presença é a Sysmo, que busca a expansão dos negócios no mercado paranaense, oferecendo soluções que auxiliam na automação e gestão supermercadista de maneira eficaz, segura e inteligente, possibilitando a geração e validação correta das informações.
O sistema ERP Sysmo S1 dispõe de alta tecnologia que permite o gerenciamento dos diferentes departamentos da empresa por meio de módulos totalmente integrados, que possibilitam uma gestão de qualidade. O software possui as distribuições Standard, Professional e Enterprise que contemplam as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas.

Na feira, além do Sysmo S1, os supermercadistas poderão conhecer as vantagens do Sysmo BI -
QlikView (Business Intelligence) que possibilita a otimização e integração dos processos de análise e gestão. Com o Sysmo BI é possível extrair informações por meio de análises gráficas, desenvolvidas de acordo com o modelo de gestão do cliente.

Outra solução Sysmo é a Consultoria de Processos na qual profissionais especialistas em análises gerencias, com ampla visão estratégica e foco no negócio da empresa, identificam as necessidades e sugerem melhorias, visando à evolução do cliente e um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

PRODUTOS ALIMÉTICOS

A beauty’in, linha de produtos aliméticos desenvolvida pela empresária Cristiana Arcangeli e inédita no mercado nacional, chega pela primeira vez à Mercosuper, A empresa estará presente no evento junto com a Unimarcas, distribuidor autorizado da marca na região, e contará com um espaço onde os visitantes poderão conhecer melhor o conceito dos aliméticos, uma nova categoria de produtos, que reúne três aspectos fundamentais para o cuidado do corpo e da mente: alimentos, cosméticos e vitaminas. A linha faz parte de uma nova geração de produtos de beleza, que fazem bem por dentro e ainda cuidam por fora.

Durante a Mercosuper, os visitantes poderão conhecer as quatro linhas da companhia: beautycandy (balas à base de colágeno hidrolisado); beautydrink (bebida com vitaminas e minerais); beautybar (cereais em cubos com colágeno, vitaminas e antioxidantes); e a grande novidade do portfólio, a beautydrink bebida de preparo instantâneo, produzida com extrato de chá originário da planta Camellia sinensis.

“Nosso objetivo é aumentar cada vez mais a presença da beauty’in em todo o Brasil, e participar da Mercosuper é uma ótima oportunidade de conquistar novos clientes em uma região muito importante para a marca”, declarou Cristiana Arcangeli, CEO da empresa.