segunda-feira, 28 de maio de 2012

ABF e AFRAS premiam as iniciativas de sustentabilidade no setor de franchising

Esse ano a novidade foi a categoria Líder Sustentável, que homenageou os empresários e executivos que contribuíram para a disseminação do conceito dentro sistema

A ABF (Associação Brasileira de Franquias) e a AFRAS (Associação Franquia Sustentável) entregaram o Prêmio Destaque Sustentabilidade, no último dia 24 de maio, às melhores iniciativas e práticas de sustentabilidade realizadas ao longo de 2011 no setor de franchising. O prêmio é conferido anualmente às categorias Franqueador (Máster, Sênior, Pleno), Franqueado, Parceiro AFRAS, Fornecedor do Sistema e Jornalismo (Impresso e Online).



Com mais de 40 cases inscritos, a sexta edição contemplou empresas que mostraram como é possível incorporar o conceito de sustentabilidade à estratégia de negócio.

A novidade desta sexta edição do prêmio foi a categoria Líder Sustentável. “Incluímos essa categoria pois acreditamos que o tema sustentabilidade precisa de um líder dentro das empresas. Aquelas que contam com pessoas com essas características estão realmente conseguindo diminuir o impacto ambiental, ampliar o impacto social de suas operações e ao mesmo tempo engajar pessoas, atrair consumidores e até reduzir custos”, afirma Claudio Tieghi, presidente da AFRAS.

Categoria Líder Sustentável

Também dividida em três subcategorias – franqueador, franqueado e executivo – os premiados foram: Altino Cristofoletti Junior, diretor da rede Casa do Construtor, reconhecido como Líder Franqueador, pela sua atuação constante no sentido de disseminar e inserir o conceito de sustentabilidade em sua empresa. Já na categoria Franqueado, a Líder Sustentável foi Colleen Josette Hannigan, do Grupo O Boticário, reconhecida por seu engajamento e mobilização da comunidade em que atua em prol de causas sociais e ambientais.

Na categoria Executivo a vencedora foi Margarete Elias, da Casa do Construtor, pela sua contribuição para melhorias contínuas dos processos da empresa.

Categoria Franqueador

A categoria Franqueador Pleno, que engloba as redes com até 60 unidades franqueadas, contemplou o Grupo Parmê, de redes de alimentação, pelo projeto “Consumo Consciente – multiplique essa ideia”, que visa à redução do consumo de energia elétrica, água e gás na rede. Segundo o franqueador, o projeto tem atingido seu objetivo graças ao envolvimento de seus colaboradores, com treinamentos de conscientização aliados à substituição de materiais e equipamentos pelos ecologicamente corretos, além de estabelecer parcerias com empresas comprometidas com a preservação ambiental.

O Prêmio Franqueador Sênior, que abrange as redes com até 200 unidades franqueadas, foi para a rede de restaurantes Spoleto, com o projeto Spoleto 21, primeiro modelo de negócio sustentável, que visa à diminuição da utilização de combustíveis fósseis, economia do consumo de água e a utilização de produtos de limpeza menos nocivos aos funcionários e meio ambiente.

Já na categoria Máster, das franqueadoras com 200 ou mais unidades o prêmio foi conferido à rede Cacau Show, pelo projeto “Brincando e Aprendendo”, que tem como objetivo obter a melhoria de vida e formação das crianças da região de Itapevi - SP, através de aulas de apoio, oficinas esportivas e vivências corporais. Hoje são atendidos de forma continuada pelo projeto aproximadamente 500 jovens e crianças.

Categoria Franqueado

O prêmio dessa categoria foi para o dono da unidade O Boticário de Recife e Salvador, com o ‘Programa de Reciclagem de Embalagens’, desenvolvido pela loja com o objetivo de recolher vidros vazios que seriam descartados no lixo para transformá-los em matéria-prima a ser usada em outros ciclos produtivos. O resultado do recolhimento de 19 toneladas de vidros demonstrou o envolvimento de toda a rede e a satisfação da empresa como veículo que fomenta boas práticas.

Categoria Fornecedor

A vencedora foi a Martin-Brower, com o ‘Projeto Biodiesel’, que coleta óleo de cozinha usado da rede de restaurantes McDonald's por um processo de logística reversa, transformando este óleo em biodiesel e utilizando este combustível na frota da empresa, que abastece a mesma rede de restaurantes, num processo de ciclo fechado. A iniciativa resultou em uma forte redução das emissões de carbono e outros impactos ambientais, além de uma destinação correta para o óleo residual.

Categoria Parceiro AFRAS

O Prêmio que destaca uma empresa ou instituição que colaborou com os projetos realizados pela AFRAS durante o ano de 2011 foi a Flytour American Express, empresa líder em emissões de bilhetes aéreos da América Latina e a maior agência de business travel do Brasil, uma das redes fundadoras da entidade, grande apoiadora de seus projetos e a que mais participou dos principais programas e iniciativas da AFRAS em 2011.

Categoria Jornalismo

O Prêmio de Jornalismo contemplou as repórteres Bruna Fontes e Mariana Iwakura, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (editora Globo), pela reportagem “Eles querem mudar o mundo”, e Priscila Zuini, do portal Exame.com (editora Abril), pela matéria “10 negócios que exploram o poder da coletividade”, nas categorias Impresso e Online, respectivamente.

“O prêmio mostra que a sustentabilidade não é exclusividade de grandes empresas. As pequenas e médias empresa são os motores do nosso país e esses projetos podem, sim, fazer a diferença para uma economia mais sustentável”, ressaltou Claudio Tieghi, presidente da AFRAS.

Sobre a AFRAS
A Associação Franquia Sustentável foi criada há sete anos dentro da ABF com o objetivo de promover a cultura da gestão socialmente responsável nas empresas associadas. Entre outros projetos, a AFRAS elaborou, em parceria com o Instituto Ethos, os indicadores de responsabilidade social do setor de franquias e, com a Fábrica Éthica Brasil e o Instituto Socioambiental, é responsável pelo Programa Franchising de Baixo Carbono, iniciativa inédita que visa reduzir e compensar os gases causadores de efeito estufa provenientes do consumo de energia, combustíveis e descarte dos resíduos sólidos e orgânicos das redes de franquia.