quinta-feira, 21 de junho de 2012

95% dos internautas brasileiros consultam a rede na hora de comprar um carro

Sites especializados favorecem pesquisa de preços, marcas e modelos de automóveis; Cerca de 62% dos brasileiros pretendem trocar de carro ainda em 2012

O acesso à internet tem contribuído para a formação de um consumidor cada vez mais cauteloso e interessado em obter informações antes de concretizar a compra de um carro. Cerca de 95% dos brasileiros utilizam o ambiente online para a comparação de preços de veículos, por exemplo. Isso é o que mostra a pesquisa OH! Panel realizada em parceria com o MercadoLivre Classificados, líder no segmento de veículos, segundo dados da comScore Media Metrix. O estudo foi realizado entre os usuários da plataforma no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela, Uruguai, Peru e Equador, durante o mês de maio de 2012.




Dos 2.004 entrevistados na América Latina, 61,7% pretendem trocar de carro ainda este ano e utilizam o ambiente online para pesquisas. No Brasil, dos 62% que almejam um carro novo, 93% buscam informações sobre marcas e modelos na internet. A busca por concessionárias em sites especializados em automóveis é feita por 82,6% dos brasileiros que participaram da pesquisa.

Segundo Caio Ribeiro, Gerente Sênior de Classificados e Novos Negócios do MercadoLivre, as plataformas estão cada vez mais consistentes para oferecer recursos de busca e comparação de preços aos consumidores. “Investimos continuamente para proporcionar experiências positivas aos consumidores. Antigamente, comprar e vender um veículo tomava muito tempo e dedicação. Hoje a internet simplifica essa atividade para os concessionários e pessoas físicas, tanto que observamos que metade dos veículos anunciados são vendidos em menos de duas semanas. Como os usuários têm experiências muito positivas usando esse canal de vendas e recomendam a seus conhecidos, estou convencido que em pouco tempo a internet será a principal ferramenta de compra e venda de veículos no país”, explica Ribeiro.

Carro do sonho

A pesquisa apontou ainda, o ranking das marcas mais desejadas. Os veículos da Chevrolet são os mais cobiçados com 12,9% da preferencia dos internautas brasileiros. Na segunda posição aparecem os carros da Volkswagen, com 11,9%, seguidos pela Hyundai, com 10%.

Dentre os fatores determinantes para a aquisição do carro do sonho, em ordem de importância 30,8% dos entrevistados optam pela marca de desejo e 28% consideram a tradição e história da marca na hora de escolher um novo veículo. Além disso, 22% escolhem marcas que detém os modelos mais inovadores e outros 20% dividem a escolha do carro pela marca que já está acostumado desde a compra do primeiro carro, pela marca de melhor preço ou pela fábrica do veículo ser no país.

Para realizar o sonho do carro novo em 2012, 38,5% recorrerão ao financiamento total e 20,6% pagarão à vista. 16% utilizarão o valor do carro antigo, complementando com o financiamento.