terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mais de metade dos lares brasileiros só possuem até quatro eletromésticos em casa

Considerando as TOP 5 categorias entre os eletrodomésticos, 30% dos lares no Brasil possuem apenas 1 ou 2 delas

De acordo com a mais nova pesquisa da Nielsen (www.br.nielsen.com), provedora global de informações e insights sobre o que o consumidor assiste e compra, apenas 24% dos principais eletrodomésticos, representados por geladeira, fogão, lavadora de roupa, microondas e outros, estão presentes em mais da metade dos lares brasileiros.


A pesquisa “O mercado de eletrodomésticos”, realizada com a amostra domiciliar da Nielsen, com 42 milhões de lares, teve por objetivo medir a presença de 17 categorias de bens duráveis e suas segmentações, tempo de base instalada e interesse de troca.

“A pesquisa nos permite visualizar as reais oportunidades desta indústria nos lares brasileiros, verificando possibilidades de maior penetração para categorias como tanquinho, purificador de água e aspirador de pó, por exemplo”, esclarece Jefferson Silva, coordenador de Homescan da Nielsen.

Mesmo considerando as TOP 5 categorias mais vendidas entre os eletrodomésticos – Geladeiras, fogões, lavadoras de roupas e microondas -, 30% dos lares no Brasil possuem apenas 1 ou 2 delas, os demais 70% ainda pode ter seu potencial desenvolvido com estas categorias.

O executivo ainda aponta que as classes sociais apresentam prioridades diferentes umas das outras. Exemplificando essa afirmativa, a pesquisa demonstra que enquanto o microondas possui mais de 50% de penetração nas classes A e B, para a classe D e E essa prioridade cai para menos de 25% de presença, estando abaixo do tanquinho para as classes baixas.

“É claro que para termos a real compreensão dos lares brasileiros, devemos analisar as necessidades de cada classe social. O tanquinho para as classes mais baixas se faz mais fundamental que o microondas, pois nem sempre estes lares vão possuir uma máquina de lavar roupa”, finaliza assertivo Silva.