terça-feira, 18 de junho de 2013

ABF Franchising Expo 2013 superou todas as expectativas

Durante quatro dias estiveram presentes 63 mil visitantes, gerando R$ 480 milhões em novos negócios

A 22ª edição da ABF Franchising Expo 2013, maior feira de franquias do mundo, superou todas as expectativas em relação ao ano anterior. Durante os quatro dias em que o evento foi realizado, no Expo Center Norte, em São Paulo, estiveram por lá 63 mil visitantes, um número 3% maior do que em 2012. A partir do evento, a organização estima que cerca de R$480 milhões em negócios devem ser gerados. “A feira é um retrato fiel do ótimo momento em que passa o mercado de franchising no Brasil”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.



Promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e organizada pela BTS Informa, a maior feira de franquias do mundo contou, este ano, com 470 marcas expositoras, que levaram ao público presente diversas opções de franquias para quem deseja abrir o seu próprio negócio.

As marcas 5àsec, especializada em limpeza e higienização de peças têxteis, e 5àfil, focada no reparo e customização de roupas, participaram com sucesso do evento. A visitação ao estande das redes foi formada, em sua grande maioria, por empreendedores interessados em fazer parte deste time, que já é um sucesso no segmento de limpeza e conservação. Com o evento, Nelcindo Nascimento, diretor-geral América Latina da 5àsec, estima que cerca de 20 negócios sejam efetivados nos próximos meses. A soma de cadastro das duas marcas na feira foi de aproximadamente 300 empreendedores interessados.

De acordo com a executiva da ba}Stockler, Angelina Stockler, as pessoas estão mais informadas sobre o que é franquia, ou seja, estão mais aptos para escolher todos os tipos de negócio. “O público visitante quer comprar franquias, sejam elas pequena, média ou grande”, pontua.

A cada ano, o nível de visitantes que procuram o modelo de negócio da Casa do Pão de Queijo e O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo vem melhorando. Hoje, eles estão mais preparados e sabem o que querem A CPQ Brasil S.A tem ótimas perspectivas de expansão para este ano, uma expectativa de 30 novas lojas da Casa do Pão de Queijo e 15 lojas do O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo.

O Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) cadastrou cerca de 120 interessados na marca, com expectativa de 10 escolas serem concretizadas a partir deste contato. O evento foi tão positivo que a marca tem intenção de dobrar o tamanho do espaço do estande na feira no próximo ano. “Foi positivo pela visibilidade que conquistamos e pela exposição da marca”, disse Fábio Meneses, gerente de expansão do centro.

O Centro Britânico fez cerca de 300 cadastros e a estimativa é de que 15 negócios sejam concretizados. “A feira foi positiva, sentimos que os potenciais franqueados estão preparados por conta da Copa do Mundo (fator que gera interesse ainda maior pela marca) e já sabe o que eles querem”, afirmou Bruno Gagliardi, gestor da rede.

Pela primeira vez no evento, a Concre House lança método construtivo para o formato de franquias. O sucesso foi comprovado pela presença de mais de 2.000 pessoas que passaram pelo estande da empresa em busca de informações. O resultado até o final do terceiro dia de evento surpreendeu a todos os envolvidos. "A expectativa que tínhamos ao participar da feira, em fechamento de negócios, foi superada no primeiro dia do evento!", afirma Cristiano Aldriguete, diretor executivo da marca.

O estande Chiquinho Sorvetes teve cerca de 351 fichas preenchidas nesse período, com interessados em ser franqueados.Em 2012, 11 lojas foram vendidas na feira, e a previsão é que esse mesmo número seja negociado nesta edição da feira.

De acordo com Eduardo Nogueira, diretor geral do Divino Fogão, esse ano a feira foi melhor que nas versões anteriores. O volume de consultas aumentou bastante e foi possível identificar outras oportunidades dentro do próprio evento. “Acreditamos que a geração de negócios, após a ABF Expo será maior que no ano passado. O mercado de franquias está em ampla expansão, o que vem despertando o interesse das pessoas em buscar novas possibilidades de atuação no mercado como franqueado”, ressalta.

A DVI Radiologia, estreante na feira, trouxe um modelo inovador para o negócio de franquias, com serviços para clínicas odontológicas. “Os visitantes ficaram surpresos com este tipo de modelo de franquias, pois acreditavam que somente os segmentos de educação, alimentação e beleza pudessem expandir. Fiquei bastante satisfeito por participar pela primeira vez, superando minhas expectativas pessoais”, comenta Hugo Rosin, sócio-diretor.

Na rede Fantasia, 900 pessoas preencheram a ficha com interesse em abrir uma franquia. “Desse montante, esperamos converter pelo menos 50 novos pontos de vendas, sendo que 70% quiosques e 30% loja. O perfil das pessoas que se interessam em abrir uma loja são jovens empreendedores”, ressalta Charles Pinho, gerente de marketing.

A FOM, que atualmente tem lojas e quiosques em 51 shoppings do Brasil e peças em diversas lojas revendedoras, quer ampliar a sua atuação. Milhares de pessoas passaram pelo estande e cerca de 120 interessados preencheram o cadastro para se tornar possíveis franqueados da marca. Este número é 25% maior do que o alcançado no ano passado. “Para nós é muito importante que o franqueado entenda que administrar uma franquia demanda bastante trabalho e dedicação”, explica Sidney Rabinovitch, sócio-diretor da empresa.

A Griletto, rede especializada em parmegiana e grelhados, participaram da feira pela segunda vez e contabilizou cerca de 500 cadastros. A expectativa é que inaugurem 20 lojas destes prospects. “A feira este ano foi um ótimo movimento, com um público de qualidade e focado no que procura. As perspectivas de fechar negócios são grandes, os interessados já conhecem e estudaram a marca”, diz Ricardo José, sócio-fundador do Griletto.

No segundo ano de participação na ABF EXPO, o Grupo TS Franquias comemora o sucesso da rede SPA das Sobrancelhas. Durante os quatro dias de feira foram gerados mais de 800 atendimentos. O presidente da rede, Thiago Samuel, prevê nos próximos meses a abertura de mais 90 unidades. “Participamos pela primeira vez em 2012 e tínhamos 50 unidades naquele período. Com essas novas negociações vamos alcançar 370 unidades. A participação na feira trará frutos também internacionais”, finaliza.

A Marisol, detentora de franquias Lilica & Tigor, atendeu mais de 400 possíveis compradores e centenas de pessoas circularam no estande. A expectativa da empresa é concluir diversos negócios, como nas edições anteriores, e encerrar o ano com 190 lojas. “É sempre importante estar em um evento grandioso de tamanha organização e expressão. A feira é o principal momento para a expansão da rede no ano. Estamos felizes com o resultado”, afirmou Cassio Barcellos Cansian, gerente de Expansão da Marisol.

A MegaMatte participa há sete anos do evento e, cada vez mais, considera que ótimas oportunidades são geradas após o evento. Durante a feira, passaram pelo estande cerca de 1.500 empreendedores interessados em conhecer a marca, que bateu recorde de atendimentos na edição. Como o público foi, em sua grande maioria, composto por empresários realmente dispostos a investir no sistema de franquias, a rede espera que, pelo menos, 3% dos atendimentos sejam convertidos em novos negócios nos próximos meses. Cerca de 1.200 unidades de mate foram distribuídas no estande da MegaMatte durante a feira, para que os empreendedores pudessem conhecer melhor o produto.

A rede de Milk Shakes e sorvetes Mr. Mix pretende inaugurar mais de 70 franquias até o final deste ano. A participação no evento é um momento que os executivos consideram um dos mais importantes para o setor. A marca alcançou o número aproximado de 500 cadastros de possíveis investidores na marca. “O resultado da feira será fechar negócios com oito empreendedores”, comenta Clederson Cabral, sócio-fundador da rede.

Para o executivo da McTech, João Abadde, este ano houve um aumento de 5% de cadastros em relação a 2012. A ideia é que 10 franquias sejam negociadas nos próximos meses. “Oferecemos revenda de produtos Apple dentro das franquias, e isso tem chamado a atenção, pois alguns revendedores das marcas de outras cidades querem agregar com o serviço de cursos de informática”, explica João Abadde, diretor de expansão.

Com a participação na feira pretendemos expandir a rede MyGloss para as cidades como Belo Horizonte, Maceió, Salvador, João Pessoa, Cuiabá, Porto Alegre, , Florianópolis, Curitiba e Vitória. E também algumas cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “A feira deu um grande salto na qualidade de candidatos a franquia, em comparação com a feira de 2012”, diz Debora Diógenes, gerente de expansão.

Aproximadamente 450 cadastros foram realizados na Paulo Roberto Leardi Imobiliária, metade deles correspondendo a interessados que estão em São Paulo. A marca estima que 15 negócios sejam fechados a partir da feira, sendo que as cidades de São José do Rio Preto, Campinas, Guarulhos e ABF estão cotadas nas propostas. “O evento atendeu as expectativas e trouxe um público qualificado, com interesse em fechar negócios”, disse Germano Leardi Neto, diretor de relações institucionais da rede.

Pela segunda vez na ABF, a Ponto Natural superou as metas planejadas antes do evento. Foram preenchidas cerca de 700 fichas de cadastro, com interessados de todas as regiões brasileiras. “Creio que teremos muito sucesso no projeto de expansão da rede. Entregamos toda a carga de brindes e folders. Realmente, foi uma participação muito satisfatória e importante para o sucesso da franquia”, Marcel Acedo, sócio da empresa.

A rede Salgados Brasil computou cerca de 450 cadastros durante a feira, sendo que a estimativa é concretizar 20 negócios a partir do evento. De acordo com o diretor geral da marca, Edson Braga, o balanço foi positivo e a feira atendeu as expectativas.

A SPR Sports apresentou três novas marcas para a feira: Kappa, Soccer City e Lecoq Sportif. Nos quatro dias, foram 700 cadastros, com a expectativa de formalizar 20 franquias pós-feira. “Todos os dias foram bem movimentados, principalmente para receber interessados em investir em outros Estados”, pontuou André Giglio, diretor de expansão do Grupo SPR Sports.

O índice de interessados em lojas da Tennis Express foi surpreendente, segundo Mazhar Obeid, diretor de expansão. “Disputar um ponto comercial em um shopping center, além de ser mais caro, também tem uma grande concorrência direta. Muitos que procuraram a marca já possuem conhecimento disso e vieram com a intenção de expandir em centros comerciais abertos. “Acreditamos negociar 11 franquias até o final do ano, devido ao contato pós-feira”, explica o executivo.

A marca Tip Top contou com mais de 200 cadastros e a expectativa é que 10 novas lojas sejam abertas a partir da feira. “O movimento foi bom, fizemos muitos contatos e o evento atraiu um público qualificado; por isso, as perspectivas são boas”, disse Ricardo Marcondes, gerente de expansão da rede.

Durante os quatro dias de feira, a Uatt? obteve um crescimento de 40% no número de cadastros e de 30% no número de visitantes no estande, ambos comparados a 2012. As regiões que mais demonstraram interesse em abrir uma franquia da marca foram Nordeste (30%) e Centro-Oeste (15%) e, segundo a Coordenadora de Franquias, Nubia Raulino, 60% dos visitantes passaram no estande pela primeira vez. “Este ano, sentimos a presença de muitas pessoas circulando pela primeira vez na ABF”, afirma.

A VestCasa que participa pela segunda vez da feira alcançou 300 cadastros. A expectativa é que, a partir da feira, a marca inaugure mais cinco lojas prospectadas no evento. “A feira é sempre um bom momento para sentir o mercado e se aproximar dos investidores, além de apresentar a marca”, comenta a Sylene Mendes, gerente de expansão.