segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Copa ajuda ou atrapalha as vendas do Dia dos Namorados?

Varejistas temem a queda nas vendas em relação ao ano anterior e estuda alternativas para que a comemoração seja antecipada. Aumento de fluxo nas lojas deve começar a partir de hoje

Dia dos namorados chegando, Copa também. E o varejo no meio desses dois eventos, receoso, com medo de perder vendas, já que a abertura do maior evento de futebol do mundo acontece também no dia 12 de junho.

Para a Confederação Nacional do Comercio (CNDL) e Serviço de proteção ao Crédito (SPC), importantes instituições que estudam e acompanham as movimentações do varejo, o crescimento das vendas para a ocasião seria de apenas 1% em relação ao mesmo período de 2013, o que significaria o pior resultado dos últimos 5 anos. Esse cenário está fazendo o varejo investir em ações diferenciadas, como a tentativa de antecipação da data da comemoração e campanhas ligando os dois eventos. Além dessas iniciativas, os lojistas devem se preparar para aproveitar o fluxo extra de clientes que irão as compras nesse período.



“Essa análise negativa está ligada ao baixo desempenho registrada na Pascoa e Dia das Mães desse ano conforme nota divulgada pela CNDL, e que o Dia dos Namorados de certa forma irá competir com a abertura da Copa do Brasil”, explica Heloisa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate. A empresa, aliás, realiza todos os anos um levantamento exclusivo sobre o aumento do fluxo de pessoas nas lojas e aponta novidades em relação ao ano anterior.

O fluxo de clientes no período analisado (de 22/05 a 19/06 de 2012 e 2013) demonstrou grande crescimento durante o fim de semana que antecedeu o Dia dos Namorados, com normalização do fluxo na semana seguinte a data. Já a semana que antecedeu o Dia dos Namorados de 2012 registrou crescimento de 27% em relação à média das semanas anteriores, e em 2013 o crescimento foi de 10%. A análise dos dados de 2014 demonstra grande similaridade ao que ocorreu em 2012, o que significaria grande fluxo de pessoas as lojas desde sexta feira dia 06/06/2014.

Na análise de fluxo por tipo de loja fica claro que as lojas rua registraram crescimento de fluxo durante toda semana que antecede o Dia dos Namorados, com redução de fluxo aos domingos, enquanto as lojas de shoppings irão registrar a maior parte do crescimento do fluxo a partir da sexta feira dia 06/06/2015.


Graças à tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), a Virtual Gate, empresa do Grupo Plastrom, oferece serviços e soluções diferenciadas, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes.

Conhecendo a sua curva de fluxo, o varejista pode preparar as lojas para melhor atender o cliente neste período, assim como em outras datas comemorativas que estão mapeadas pela sazonalidade de vendas, e com certeza irá se surpreender com os resultados alcançados.

Como explica Heloísa, quando o lojista monitora o fluxo e a taxa de conversão de cada ponto de venda individualmente, ele sabe se suas estratégias estão funcionando ou se algo precisa ser alterado ou melhorado. “Com tudo isso, o varejista passa a ter informações que o auxiliam a tomar as melhores decisões estratégicas, que, com certeza, irão refletir num melhor atendimento ao cliente”, conclui a executiva.

A Virtual Gate oferece soluções para maximizar o faturamento do varejo por meio da gestão do fluxo de consumidor e da taxa de conversão e tem entre seus clientes varejistas como Americanas, C&A, Pernambucanas, Telhanorte, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Animale, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, além de shoppings.

Recentemente a Virtual Gate foi auditada e aprovada pela consultoria independente PricewaterhouseCoopers (PWC) quanto à acuracidade dos seus sistemas de medição de fluxo de pessoas nas lojas por estar dentro dos padrões legais em todos os quesitos analisados.

Sobre a Virtual Gate

A Virtual Gate (www.virtualgate.com.br) fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologias que permitem a gestão do fluxo de consumidores e da taxa de conversão. Aliado aos números de gestão, novas oportunidades podem ser descobertas e novas estratégias administrativas e de marketing podem ser adotadas de forma a garantir o sucesso das vendas e margem de lucro para o varejista. Há mais de 10 anos no mercado, e pertencente ao grupo Plastrom, a empresa tem como alguns de seus clientes C&A, Pernambucanas, Telhanorte, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Animale, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros.