terça-feira, 3 de junho de 2014

Cencosud cria novo modelo de gestão para otimizar operações regionais

Principais bandeiras do grupo no Brasil contarão com quatro novas áreas, tornando a gestão mais ágil

A operação brasileira do Grupo Cencosud – maior varejista da América Latina, que atua no Brasil desde 2007 com as bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues – iniciou a implantação de mudanças em sua gestão administrativa, que visa ao fortalecimento da tomada de decisões nos seus negócios, levando em consideração as características regionais dos estados em que estão presentes.



A companhia vive um novo momento após a integração sistêmica das operações, concluída no fim do primeiro trimestre. Alinhadas à estratégia do negócio e visando atender às necessidades locais com maior velocidade, as mudanças na estrutura têm como foco a consolidação da operação brasileira. A gestão dos 370 estabelecimentos no país, que incluem super e hipermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas de eletroeletrônicos, terá como meta oferecer aos clientes um serviço ainda mais completo.

As mudanças contribuirão para o funcionamento cotidiano de cada loja com estrutura convidativa, estabelecimentos sempre bem abastecidos e mais diversidade de produtos com boa relação preço-qualidade. “Estamos adequando a nossa governança para que as decisões sejam mais rapidamente implementadas nas diversas bandeiras. Isso beneficiará as equipes de cada negócio, os fornecedores e, principalmente, os nossos clientes”, destaca Silvio Pedra, presidente da Cencosud Brasil.

O novo modelo de gestão prevê uma diretoria geral para as bandeiras de maior porte, a qual passa a dirigir áreas locais de Supply Chain (abastecimento e logística); Planejamento Comercial; Marketing; e Segurança Patrimonial (segurança das lojas e prevenção de perdas). Essas áreas terão uma atuação regionalizada, com foco nas necessidades de cada negócio e estabelecidas nas cidades onde ficam as sedes das bandeiras: Aracaju/SE (GBarbosa), Belo Horizonte/MG (Bretas) e Rio de Janeiro/RJ (Prezunic). As quatro áreas citadas serão, portanto, descontinuadas no escritório de São Paulo, que permanece em operação e continuará sendo o centro das decisões estratégicas da companhia no Brasil.

Agora regionalizadas, as novas áreas trabalharão de forma mais próxima e rápida, com foco nas necessidades locais, bem como com estruturas mais enxutas e eficientes para apoio à etapa final da operação. As mudanças, realizadas devido às dimensões geográficas do Brasil e à peculiaridade de cada estado, fortalecerão o valor de cada marca regionalmente, além de contribuir com o crescimento da operação brasileira como um todo.

Sobre o Grupo Cencosud

Líder em vendas na América Latina e quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud tem como foco fornecer aos clientes os melhores preços e produtos. Para atingir esta meta, opera no país com 370 estabelecimentos e 35 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos. Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente 155 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais.