segunda-feira, 7 de julho de 2014

Livros sugeridos: “As Novas Regras do Varejo” traça diretrizes para sucesso das empresas

Livro apresenta diretrizes para o mercado varejista, baseado em histórias de grandes empresas como Apple, Starbucks e Amazon


Com previsão de lançamento para junho de 2014, o livro “As Novas Regras do Varejo” (Editora Figurati) é essencial para todos os interessados nos desafios a serem enfrentados nesse segmento. Na obra, os autores Robin Lewis e Michael Dart identificam as forças por trás das mudanças no setor e os modelos de negócios que estão respondendo ao mercado moderno. Eles analisaram os perfis dos gigantes da indústria, como Wrangler, The North Face, Starbucks, Ralph Lauren, Apple, Gilt Groupe e Amazon, para descobrir por que alguns varejistas são tão bem-sucedidos.


"O livro apresenta modelos de negócio, estratégias e abordagens de grandes líderes do varejo para se adaptar às mudanças do mercado atual, superar a recessão e permitir um rápido crescimento de suas empresas. É uma obra essencial para quem almeja o sucesso no setor”, explica o diretor comercial da Editora Figurati, Renato Scolamieri.

Em “Novas Regras do Varejo”, os autores falam sobre as transformações que estão ocorrendo no mercado varejista, com a tecnologia em rápida evolução, a globalização e a saturação de ofertas de acesso instantâneo a milhares de produtos e serviços. De acordo com eles, o impacto dessas mudanças é tão profundo que 50% dos varejistas e das empresas de consumo não sobreviverão aos próximos anos. Modelos de negócios tradicionais serão extintos, e as relações entre fornecedores e consumidores mudarão profundamente. Assim, Lewis e Dart traçam novas diretrizes, responsáveis por praticamente todas as histórias de sucesso de varejo das últimas décadas.

No prefácio do livro, o CEO do EBay, John Donahoe, declara: “Este livro traz uma análise interessante e provocante do futuro do mercado. É indispensável tanto para lojistas como para envolvidos em e-commerce”.

Robin Lewis é CEO do The Robin Report, um relatório multimídia estratégico para executivos seniores da indústria varejista. Ele foi fundador da consultoria subsidiária varejista do Goldman Sachs, a Vantage Marketplace, que oferece aos clientes informações estratégicas e consultoria em todos os setores do varejo mundial. Michael Dart é diretor e chefe da Private Equity & Strategy na Kurt Salmon Associates, uma empresa global de consultoria especializada em varejo, produtos de consumo e cuidados de saúde.