O negócio dará à Amazon 114 lojas, editora com mais de 1,7 mil títulos e operação avançada de e-commerce

Será? Não seria a primeira tentativa...
Amazon está negociando a compra da Saraiva, a maior rede de livrarias do Brasil. Segundo fontes envolvidas na operação, as conversas se encontram em estágio avançado e o acordo deve ser selado em breve. A Saraiva pertence à família de mesmo nome - o maior acionista individual é o diretor presidente da companhia, Jorge Eduardo Saraiva. Uma vez fechada, esta será a primeira aquisição do gigante do varejo eletrônico no país, onde desembarcou há dois anos. Uma estreia de respeito. Ao levar a Saraiva, a Amazon herdará uma rede de 114 lojas e uma editora com mais de 1.700 títulos e líder na publicação de obras jurídicas - acervo este que alimenta consideravelmente as vendas do grupo no varejo.

Na praia onde nadam de braçadas, os norte- americanos vão assumir ainda uma das maiores operações de e-commerce do país. O site da Saraiva é responsável por um terço do faturamento total da empresa, que fechou o ano passado com uma receita consolidada de R$ 2,1 bilhões. Esta não é a primeira investida da Amazon sobre a Saraiva. Os norte-americanos chegaram a abrir conversações com a empresa logo após a sua chegada ao país. No entanto, nos meses seguintes tiveram de se dedicar integralmente à missão de desentortar a operação brasileira.

Logo na partida, a Amazon enfrentou uma série de dificuldades, desde falhas de ordem tecnológica a tropeços logísticos, que resultaram em atrasos fora do normal nas entregas do Kindle, seu leitor digital. Até hoje, a companhia não conseguiu iniciar a venda de livros físicos. Neste caso, a Saraiva é parte do problema e da solução. Consta que a empresa teria feito forte pressão sobre editoras nacionais para que elas não fechassem contratos com a Amazon. Pois bem, os norte-americanos estão prestes a matar o mal pela raiz.

Fonte: Relatório Reservado
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: