quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Netshoes investe em vendas B2B e área cresce oito vezes em três anos


Estratégia de vendas e incentivos corporativos gerou crescimento acelerado e parcerias-chave para a loja virtual de artigos esportivos

A Netshoes, reconhecida pela experiência de compra oferecidas aos seus consumidores, decidiu usar sua expertise para também avançar em serviços B2B (Business to Business). Para isso, a empresa estruturou - em 2010 - uma área específica para impulsionar a venda de produtos e gerir programas de incentivos corporativos que atendem diversas empresas dos setores bancário, seguros, eletrônicos e outros.

"A área nasceu tímida e cresceu muito rapidamente. Em 2012, a Netshoes reestruturou os objetivos e investiu ainda mais pesado nesse segmento, a partir de 2013. Até o fim do ano passado, computamos um crescimento de 800% no volume de vendas por esse canal, se comparado ao primeiro ano", afirma Juliano Tubino, CMO (Chief Marketing Officer) da Netshoes.

Um dos serviços oferecidos pela unidade de negócios é o Programa de Incentivos que cria lojas virtuais, desenvolvidas e administradas pela Netshoes, para os colaboradores e para clientes dos parceiros que podem comprar artigos esportivos e de lazer, receber descontos exclusivos, gift cards e até desfrutar de programas de pontos para realizar trocas de produtos como Multiplus e Dotz. Com isso, por meio do B2B, a Netshoes passou a impactar milhões de potenciais novos consumidores mensalmente, que participam de programas de fidelidade como Ipiranga, Itaucard, Porto Seguro e Bradesco. Atualmente, o serviço representa mais de 75% das demandas B2B.

E, seguindo a sua cultura de oferecer uma experiência única ao consumidor, a Netshoes busca personalizar as lojas virtuais de acordo com a necessidade, objetivo e tempo desejado pelo parceiro. “No total, temos - hoje - mais de 120 lojas virtuais por meio dessas parcerias. Por exemplo, temos parceria com o programa Km de Vantagens Ipiranga. Outro exemplo é dos colaboradores do Itaú que podem acessar uma loja exclusiva com descontos”, completa Juliano Tubino.

Já o outro braço da área - de vendas corporativas - está relacionado com demandas pontuais das companhias. A Netshoes pode realizar vendas de grandes volumes com condições comerciais diferenciadas, produzir kits exclusivos ou até mesmo ser parceiro em promoções das empresas com seus clientes de todo o Brasil. “Já observamos fidelização. Agora, estamos trabalhando para equalizar os dois braços de negócios e faremos um maior esforço na área de vendas”, diz o CMO.

Os dois braços de negócios atendem todos os segmentos, sendo que o farmacêutico e o automobilístico foram traçados como focos para 2014. “Nossa meta é manter o crescimento acelerado nos próximos dois anos. Desejamos ser lembrados como referência em e-commerce de artigos esportivos para os consumidores e também para as empresas, sempre com o foco em oferecer a melhor experiência de compra e serviço”, conclui Tubino.