quinta-feira, 25 de setembro de 2014

IDV acredita em crescimento de até 3,1% nos próximos meses

IAV fecha em 0,5% em agosto; Para os próximos 90 dias, expectativa do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo é de aumento de 2,7% em agosto, 3,1% em outubro e 2,8% em novembro

O mês de agosto apresentou realizado das vendas em termos reais de 0,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Para os próximos três meses a expectativa de vendas dos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) é de crescimento de 2,7% em setembro em relação ao mesmo período de 2013, 3,1% em outubro e 2,8% em novembro na mesma comparação.

O IAV-IDV é um índice antecedente de vendas. Sendo assim, o indicador do mês realizado é divulgado 30 dias antes da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além disso, o índice aponta também a expectativa dos associados para os próximos três meses.

Em junho deste ano o IAV-IDV apresentou crescimento de 0,7% enquanto que a PMC apontou -0,9% na comparação anual, mantendo assim sua forte aderência ao indicador do IBGE.

O varejo de não-duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou queda de -2,0% em agosto de 2014 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, abaixo do IAV de 0,50%. Em relação aos próximos meses, a expectativa é de 0,1% em setembro (em relação ao mesmo período do ano anterior), 0,7% em outubro e 0,8% em novembro.

No segmento de bens semi-duráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV no mês de agosto com o fechamento de 3,6%, com estimativa de crescimento acelerado para os próximos meses, 6,8% em setembro, 7,4% em outubro e 6,4% em novembro.

Para o segmento de bens duráveis os associados divulgaram crescimento de 1,4% no mês de agosto deste ano em relação ao mesmo mês de 2013. Para os meses subsequentes a expectativa de crescimento é de 2,9% em setembro, 2,8% em outubro e 2,1% em novembro de 2014.

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 57 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Ale Sat, Ammo/Varejo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Decathlon, Dudalina, DPaschoal, Etna, Fnac, Fototica, Grupo Colombo, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Marisol, Netshoes, O Boticário, Óticas Carol, Paquetá, Pague Menos, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Veneto, Walmart e Zelo.