terça-feira, 16 de setembro de 2014

Retail Design: Direto do Campo - +2 Arquitetura

Olha que projeto interessante que o pessoal da +2 Arquitetura me enviou.

O projeto utiliza caixas plásticas simples para compor os ambientes e a comunicação visual. O resultado você confere nas fotos abaixo.

A descrição é do próprio pessoal da +2:


"A premissa deste projeto foi aliar baixo custo de execução e uma linguagem arquitetônica diferente dos estabelecimentos da mesma natureza encontrados na cidade. Pautado nesta premissa, o desafio do escritório +2 Arquitetura e Gestão de Obras foi criar um ambiente que, além de agradável à compra, com boa circulação, de fácil orientação, tivesse uma estética que não afastasse o público já acostumado com este serviço (classe C e D) e agregasse pessoas das classes A e B. Estes, além de primarem por produtos orgânicos e de qualidade, consomem um espaço limpo, com iluminação e estética diferenciada.


Para isso, foi escolhida a caixa plástica, elemento primário e formador do conceito do projeto, em quatro cores (vermelha, laranja, amarela e verde) que se mimetizam aos produtos expostos permitindo a sua valorização e, por consequência, criando um ambiente agradável ao consumo. Estas caixas formatam 40 metros lineares de fachada, criando uma identidade forte ao estabelecimento assim como transforma-se em um grande outdoor para os passantes da rodovia.

Com o objetivo de reforçar esta comunicação, foi escrito o nome do estabelecimento com as caixas verdes que, no período noturno, recebem fita de led reforçando esta intenção de projeto. O uso de madeira de demolição na fachada e na porta de entrada reforçam o conceito do estabelecimento.



O interior do estabelecimento se utiliza de bancas de madeira para a exposição dos produtos com comunicação direta e de fácil compreensão. Juntamente às bancas, foram colocadas árvores plantadas em vasos criando uma ambiência de praça pública. As paredes pintadas em tom de verde compõe juntamente com expositores de caixas plásticas e palets, elementos que reforçam o conceito de rusticidade e praticidade do local.


A iluminação foi trabalhada em duas esferas: geral através de luminárias técnicas com lâmpadas de vapor metálico instaladas a 5 metros de altura, criando uma limitação na apreensão de todo o pé direito. O segundo momento de iluminação foi nas bancas, através de luminária desenhada com 4 lâmpadas de LED cor morna visando demarcar o momento da compra e valorizar o produto exposto.

Enfim, o espaço construído congrega uma profusão de cores e cheiros permitindo uma experiência de compra única aos clientes."

Quer enviar seu projeto de retail design para ser divulgado aqui no site também?
Envie suas fotos e descrição para caio@falandodevarejo.com.br.
Seu material será analisado e poderá ser publicado aqui em nosso blog.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo