quarta-feira, 5 de novembro de 2014

APAS apoia Campanha contra o Câncer de Próstata

Associação Paulista de Supermercados promove ações em sintonia com o movimento internacional Novembro Azul

Durante todo o mês de novembro, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) promove atividades em apoio à Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é disseminar e promover a mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos contra o Câncer de Próstata.

O público-alvo da Campanha são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, tais como familiares e parceiros. Segundo dados do Instituto Lado a Lado, o tema ainda enfrenta muitas barreiras, tanto que quase 50% dos brasileiros nunca foi ao urologista. Em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

Assim, até o dia 31 de novembro, a APAS manterá faixas na cor azul na fachada do prédio e banner no site, produzirá matéria sobre tema na revista institucional e realizará ações e campanhas junto aos supermercados com o objetivo de mobilizá-los para a distribuição de folders que trazem informações importantes sobre o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. As mídias sociais também trarão informações sobre a Campanha.

"O Novembro Azul é uma excelente oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, visando maiores chances de cura da doença. É nosso papel como Associação apoiar essa causa e envolver nossos associados, já que boa parte da população frequenta nossos estabelecimentos", afirma a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Esther Gonçalves.

A Campanha

Realizada em parceria pela SBU e o Instituto Lado a Lado, o movimento internacional Novembro Azul tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. A doença é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
Mais informações estão no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e no Twitter (www.twitter.com/infoapas) da Associação.

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.299 associados, que somam cerca de 3 mil lojas.