terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quais as preferências dos consumidores brasileiros na Black Friday

Sistema criado nos Estados Unidos faz levantamento em tempo real de opiniões divulgadas nas redes sociais. Pela primeira vez, a movimentação do que pensam os consumidores brasileiros durante a próxima Black Friday, que acontece no dia 28/11, poderá ser mostrada em tempo real.

A partir do monitoramento ‘ao vivo’ do que é dito nas redes sociais, o sistema NetBase apresentará a opinião dos internautas sobre, por exemplo, onde estão as melhores (e as piores) promoções, como está o atendimento das principais lojas e quais são os produtos mais procurados. O buzz Black Friday já pode ser conferido online em http://brandblackfriday.polisconsulting.com.br.


A ferramenta faz a análise a partir do registro de determinadas palavras-chave, ou seja, quantas vezes uma loja ou um produto é citado, o alcance (quantas pessoas leram) e as impressões positivas ou negativas, que são medidas em uma escala de -100 a +100.

De acordo com Alexander Schmitz-Kohlitz, CEO da Polis Consulting um pré-monitoramento com os termos Black Friday realizado entre 18 de outubro e 18 de novembro registrou mais de 33 mil menções – a maioria do público masculino. “Imagine agora na semana da Black Friday”, diz o executivo. “As grandes redes varejistas poderão conferir em tempo real o que o consumidor pensa e rapidamente adaptar suas promoções para aumentar ainda mais as vendas”.

Maior evento anual de promoções, a Black Friday já é no Brasil o dia com maior volume de vendas e receita, com importância cada vez maior no orçamento de varejistas e portais de e-commerce.

Apta a processar bilhões de publicações online por segundo, a plataforma NetBase é utilizada por empresas, agências de publicidade e políticos em todo o mundo e está sendo trazida para o Brasil pela Polis Consulting (www.polisconsulting.com.br).