Conteúdo informa todos os detalhes importantes e traz dicas valiosas para os lojistas aproveitarem a melhor data do ano do comércio

Para auxiliar os lojistas a incrementar as vendas na data considerada a mais importante do calendário pelo comércio varejista nacional, o Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Venda Melhor Natal”. Disponível na internet, o empreendedor pode obtê-la em http://sebr.ae/sp/vm_natal2014.

“O Natal é a data do ano mais promissora para os lojistas venderem e lucrarem mais. Por isso, as dicas passadas pelos consultores do Sebrae-SP podem ajudar muito no preparo adequado para impulsionar os negócios. A cartilha ensina desde a iluminação da fachada, decoração no interior até os cuidados para as vendas nas lojas virtuais”, afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

O cuidado com o visual é o primeiro ponto tratado na cartilha. Seja loja de rua, em shopping ou e-commerce, todas precisam estar atrativas. O material desenvolvido pelos especialistas do Sebrae-SP ensina o lojista a expor os produtos da melhor forma e iluminar a vitrine para que chame a atenção dos clientes.

O segundo ponto é o bom atendimento. A equipe precisa estar treinada e preparada para o aumento da demanda. Conhecer bem os produtos vendidos é fundamental. Cadastre todos os novos compradores para manter contato posterior. A cartilha ensina boas práticas para satisfazer o cliente, como o atendimento personalizado e nome identificando o vendedor e conhecimento de produto ou serviço daquilo que se está oferecendo. “Cliente bem atendido compra mais e volta ao estabelecimento”, lembra Caetano.

A organização de estoque e o cronograma de recebimentos de produtos também ajudam no aumento do faturamento. O que comprar para o período e como vender por faixa etária e sexo – além de muitas outras dicas valiosas – estão incluídas na cartilha.

O material mostra, ainda, de forma detalhada, como estruturar sua loja virtual para o período do Natal, além de dar dicas para a realização de promoções e divulgação da loja.

Dicas para vender mais no período

1 – Ilumine a fachada de sua loja: a iluminação é fundamental. Use lâmpadas e pisca-piscas. À noite, deixe as luzes das vitrines ligadas. Se a loja for a única com iluminação, receberá atenção extra de quem passa.

2 – Vitrine vendedora: não importa se a loja é grande ou pequena. A vitrine precisa chamar a atenção de quem passa. No Natal, use cores fortes e formas.

3 – Decore o interior da loja: o primeiro passo será fazer a divisão do ambiente. Pense em como organizar o espaço para expor artigos sem atrapalhar a movimentação dos clientes.

4 – Equipe bem preparada: garanta que a equipe esteja bem estruturada e preparada. Assegure que o atendimento ao consumidor seja realmente bom.

5 – Divulgue sua loja: de nada adianta fazer promoção, decoração, investimento, motivação e treinamento de colaboradores se o lojista não divulgar sua loja.

6 – Planejamento: independentemente se a loja for na rua, no shopping ou na internet, planejar é fundamental. Faça uma lista de estoque, de produtos mais vendidos e datas de entregas.

7 – Atendimento ao cliente: bom atendimento significa: gentileza, prontidão, paciência, interesse e conhecimento do produto.

8 – Liquide as sobras de Natal: as sobras de mercadorias do Natal precisam entrar em liquidação: preços menores e promoções.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: