quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

2015 terá mais food trucks, paleterias mexicanas e mercado gourmet

Negócios da moda, food trucks, paleterias mexicanas e venda de produtos gourmet seguem entre as principais tendências para o setor de franquias em 2015, segundo especialistas ouvidos pelo UOL. A maioria desses formatos despontou para o público em 2014 e deve se manter em alta neste ano, de acordo com eles.

Os food trucks ganharam espaço depois da regulamentação da venda de comida de rua em São Paulo, em 2014. Na onda da capital paulista, outras capitais, como Salvador, começaram a discutir leis semelhantes, o que deve fazer com que o modelo se espalhe pelo país, segundo Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

"Já existem franquias atuando nesse formato de negócio, que acaba sendo uma alternativa à escassez de pontos comerciais e ao alto custo imobiliário nas grandes cidades", afirma.
Outro negócio que ganhou força por meio das franquias foi a venda das paletas mexicanas (picolés artesanais). Por ser um produto novo, a procura foi grande e vários pontos de venda foram inaugurados, segundo Camargo. "Essa é uma tendência que deve continuar no primeiro semestre. Depois, o ritmo [de abertura de lojas] deve cair e o mercado se estabilizar", diz.

Especialista diz que onda de picolé mexicano tende a passar logo

Embora as expectativas da ABF sejam positivas, para Marcus Rizzo, diretor da consultoria Rizzo Franchise, as paleterias, como ficaram conhecidas as franquias de picolé artesanal, podem ser negócios da moda. Ele acredita que essas redes devem perder força ainda no primeiro semestre.
"São negócios em que o cliente gasta de R$ 10 a R$ 15 e é preciso vender muito para se manter no mercado. Com o baixo desempenho da economia esperado para 2015, as vendas devem cair e algumas unidades podem fechar", declara.

Segundo o consultor, os food trucks também devem perder força, mas só a partir de 2016. Para ele, o risco está no fato de a maioria das empresas não ter experiência como franqueadora desse modelo. "Esses negócios foram montados em 2014 para aproveitar a onda. Ninguém tem experiência em operar food trucks", afirma.

Franquias gourmet e especializadas continuam em alta

Franquias que vendem itens de linha gourmet ou especializadas em um único produto ou serviço também devem continuar em alta em 2015, segundo Adir Ribeiro, sócio-fundador da consultoria Praxis Business.

"O cliente está mais exigente, e essas linhas de produtos e serviços oferecem, em geral, melhor qualidade, o que faz com que caiam no gosto do público", diz.
Porém, o próprio especialista afirma que o espaço no mercado para negócios como esses é menor.

"São modelos que buscam nichos de mercado, são mais restritos, e, por isso, não conseguem se expandir em larga escala", diz. "Além disso, são produtos e serviços mais caros, o que pode inibir alguns consumidores."

Fonte: BOL