Sistema de rastreamento de frutas, legumes e verduras, que controla uso e qualidade de agrotóxicos, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados

O Carrefour tornou-se uma das empresas varejistas participantes do Programa RAMA (Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos). Desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a empresa Paripassu, o programa promove o rastreamento e monitoramento de agrotóxicos em frutas, legumes e verduras. O objetivo é garantir que a aplicação de defensivos agrícolas não esteja acima do nível permitido por lei. Os produtos da marca Carrefour destas categorias também são contemplados pela iniciativa.

O Programa RAMA possui dois pilares principais. O primeiro é a rastreabilidade das frutas, legumes e verduras de todos os fornecedores cadastrados pelas empresas participantes. O segundo é o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos, que mede, por meio de amostras coletadas, a quantidade de resíduo presente naquele determinado produto. O caminho completo do produto até o consumidor (rastreabilidade) fica disponível na internet para consulta pública. Já as análises técnicas são disponibilizadas por meio de um portal para que produtores-fornecedores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente.

“A associação do Carrefour ao Programa RAMA demonstra, mais uma vez, que a companhia é uma das pioneiras em assegurar a alta qualidade de seus produtos a todos os consumidores”, ressalta Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour no Brasil. “A iniciativa da Abras comprova que todos os elos da cadeia produtiva devem trabalhar juntos para oferecerem produtos cada vez mais saudáveis e de confiança.”

Além do RAMA, o Carrefour conta com outras ações de controle de qualidade dos produtos vendidos em suas unidades. O Programa Garantia de Origem, implantado no Brasil há quinze anos, atesta o compromisso da companhia em acompanhar a trajetória do alimento desde sua produção até as gôndolas. Além disso, todos os itens da marca Carrefour passam por rígidos padrões de segurança alimentar, testes laboratoriais e auditoria social, o que garante a alta qualidade e procedência dos produtos.

Outras informações sobre o Programa RAMA estão disponíveis no portal www.abras.com.br/rama.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: