sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

47% dos brasileiros dizem que nunca contratariam um morador da favela para trabalhar em sua casa

Pesquisa do Data Popular também mostra que mais da metade dos moradores do asfalto sente medo quando passam em frente a uma favela

Pesquisa do instituto Data Popular, que mostra a visão dos moradores do asfalto sobre os moradores da favela, revela que 47% dos brasileiros nunca contratariam um trabalhador que morasse na favela para trabalhar em sua casa. Já 69% dos moradores do asfalto disseram que sentem medo quando passam em frente a uma favela. Quando perguntados sobre o que pensam quando ouvem a palavra favela, 51% disseram que pensam nas palavras droga e violência.

Renato Meirelles, do Data Popular
O levantamento, realizado com 3.050 pessoas em 150 cidades, entre os dias 15 e 19 de janeiro, também mostra que 65% dos brasileiros acreditam que quem mora na favela sabe se virar melhor do que quem não mora no morro e 87% acreditam que quem nasce na favela tem menos oportunidades do que quem nasce no asfalto.

O estudo foi feito para o 2º Fórum Nova Favela Brasileira, que acontecerá no dia 3 de março, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Organizado por Renato Meirelles, presidente do instituto de pesquisa Data Popular, e Celso Athayde, fundador da CUFA (Central Única das Favelas) e presidente da Favela Holding, o evento contará com a participação de representantes dos setores públicos, privado e do terceiro setor, que vão participar de painéis, além de discutir e analisar a favela brasileira, um território que vive em constante desenvolvimento.

Realizado pela primeira vez em 4 de novembro de 2013, o 1º Fórum Nova Favela Brasileira ocorreu no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e contou com a participação da apresentadora Regina Casé, do então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do sociólogo Luiz Eduardo Soares, do rapper MV Bill, do cineasta Cacá Diegues, do ator Lázaro Ramos, do presidente do Sebrae, Luiz Barreto, da diretora de Comunicação da P&G, Gabriela Onofre, e do presidente da CUFA (Central Única das Favelas), Preto Zezé.

Serviço:
2° Fórum Nova Favela Brasileira
Data: 3 de março de 2015 (terça-feira), das 9h às 18h
Local: Instituto Tomie Ohtake (avenida Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo)