quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Brasão Supermercados cria universidade corporativa

Unibrasão fortalece a marca, reduz o turnover e aumenta a produtividade da rede

A rede de supermercados Brasão, com quatro lojas em Santa Catarina, iniciou a implementação da educação corporativa na empresa, em 2013, com o objetivo de tornar a empresa mais inovadora e criar um novo conceito para a marca.

O processo começou com a aplicação de técnicas de coaching voltadas para os líderes da rede e, em seguida, foi criada a Universidade Corporativa do Brasão – Unibrasão.

O diretor da rede, Marcos Antônio Moschetta, afirmou que a iniciativa ganhou importância estratégica para a empresa. “Os princípios tornaram-se claros, os processos foram padronizados e pode-se perceber o crescimento profissional e pessoal dos funcionários”. Para a varejista, um dos resultados dessa implementação foi uma redução média de dois pontos percentuais no turnover.

De acordo com Surama Jurdi, consultora responsável pela implantação da universidade, foram desenvolvidos 80 cursos específicos, pelos quais passaram mais de 600 colaboradores da Brasão. A consultora explica que a rede está na segunda etapa do processo, que consiste em atualizar a comunicação visual da empresa para efetivar a comunicação com o público externo.

O trabalho é realizado com o intuito de fortalecer a marca, reduzir a rotatividade de funcionários e fazer com que as equipes trabalhem mais motivadas e comprometidas, o que aumenta a produtividade e, consequentemente, a lucratividade da empresa.

“As empresas que conseguem definir e transmitir sua proposta de valor, de modo que todos os públicos identifiquem imediatamente a missão da organização, podem se considerar diferenciadas no mercado corporativo”, afirma Surama.

A educação corporativa existe para que as empresas se pautem em valores coerentes com as necessidades da organização, dos funcionários, fornecedores e clientes. De acordo com a consultora, a cultura de serviços de uma organização é importante para estruturar valores e atitudes que devem ser incorporados por todos os colaboradores.

Fonte: Portal Novarejo