sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Criatividade gera oportunidades para os lojistas durante o carnaval

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS lembra que os lojistas podem gerar receita com ações diferenciadas


O varejo gaúcho pode gerar boas oportunidades de negócios durante o carnaval. As cidades litorâneas aumentam as vendas naturalmente por causa da densidade de turistas que querem aproveitar os dias de folia na praia. Já nas cidades que esvaziam durante os quatro dias de feriado, a criatividade pode fazer a diferença no comércio.

- Uma boa maneira de conquistar clientes durante o carnaval é apostar naquelas pessoas que não gostam ou não costumam comemorar o carnaval. Muitos aproveitam os dias de folga para viajar para o interior e ficar com a família. Assim, os lojistas podem apostar na criatividade de promoções e ações para atrair estas pessoas - afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

De acordo com o gerente do Sebrae/RS, Fábio Krieger Lopes Reis, aproveitar os temas atuais e relevantes, como o carnaval, é uma forma de gerar fatos para estar na mídia e na memória do consumidor.

- Dependendo do segmento de atuação, o ambiente da loja pode também comemorar o carnaval com uma ambientação adequada. É muito importante moldar a loja pois esse é um ambiente vivo e moderno. Para muitos casos recomenda-se a mudança da vitrine com periodicidade semanal - destaca Fábio Krieger Lopes Reis.

Antes de implementar qualquer ação, a empresa deve sempre considerar seu foco estratégico para não perder sua essência. A loja deve analisar seu histórico no carnaval para planejar o estoque e a gestão de equipes. Deve neutralizar riscos e ampliar o diferencial competitivo das suas ações, pois carnaval é época de alta para alguns segmentos e regiões e baixa para outras.

O Sebrae/RS alerta que nunca deve-se promover apenas os produtos que não possuem giro, pois esses o consumidor indiretamente já informou que não possui tanto interesse. O ideal é mesclar produtos que estão parados no estoque com as novidades e de muito interesse do consumidor, podendo inclusive criar pacotes promocionais.