Perspectiva é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS

Os materiais escolares deverão representar aumento de 30% nas vendas durante o mês de fevereiro, em comparação com o mesmo período no ano passado. A estimativa foi divulgada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS.

- As vendas de janeiro de materiais escolares foram acima do esperado por muitos lojistas. Alguns consumidores aproveitam as promoções de janeiro para efetuar as compras do ano letivo. Porém, as vendas tendem a aumentar bastante em fevereiro, pois as escolas particulares divulgam suas listas de materiais agora - destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Como as escolas públicas distribuem suas listas de materiais escolares após o início das aulas, a venda de cadernos, lápis e mochilas é estendida até o mês de março. Para 2015, os produtos tiveram aumentos de 6% a 10%. O ticket médio, segundo a FCDL-RS deve ficar entre R$ 90,00 e R$ 150,00.

- O que mais vendemos no final de janeiro e início de fevereiro são cadernos e produtos mais baratos. Estamos com um bom fluxo de vendas e a expectativa é que os clientes tripliquem após o carnaval, que é quando o ano realmente começa para muitas famílias - garante o comprador de materiais escolares da loja Centro Mix.

De acordo com o proprietário da loja Na Graça Multiloja, João Carlos Weber, as mudanças no perfil dos consumidores também fazem com que os produtos fiquem mais caros.

- Os valores dos materiais escolares tiveram aumento de 8%. Isto não significa que ficaram mais caros, pois estes produtos estão com mais qualidade, com maior valor agregado. Por isto, o preço não é sentido tão fortemente pelos pais, que preferem comprar cadernos que não estraguem com facilidade e mochilas que poderão ser reaproveitadas em outro ano - afirma João Carlos Weber.

Para atrair mais consumidores, o proprietário da Real Papelaria e Brinquedos, Flávio Santo Dallasen, investe em promoções. O empresário afirma que, além de manter um bom estoque de produtos, faz campanhas em mídias sociais e garante um brinde para clientes que gastarem uma quantia significativa no seu estabelecimento.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: