terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Óticas Carol utiliza rede social como plataforma de comunicação real-time

O ‘Somos Carol’ possibilita que colaboradores e franqueados troquem experiências e ideias sobre os negócios


Com o objetivo de aperfeiçoar e tornar mais interativa a comunicação entre os funcionários e franqueados da Óticas Carol, Ronaldo Pereira, presidente da rede, criou o ‘Somos Carol’: um grupo restrito no Facebook, no qual estimula o engajamento de todos os colaboradores e parceiros da companhia a conversar sobre gestão de negócios e a interagir mais.

Com o número de lojas e funcionários cada vez maior, o presidente das Óticas Carol enxergou a necessidade de uma comunicação mais dinâmica e informal, em um local que fizesse parte do universo de todos para que a troca de informações e experiências fosse eficaz. “O Facebook é uma rede social em que todos ou, a maioria, estão presentes e se identificam com a linguagem e funcionamento. Com isso, criamos o grupo ‘Somos Carol’ como uma ferramenta para que todos da rede pudessem trocar informações sobre os negócios, além de estimular a inovação, trazer novas ideias e projetos, conhecer um pouco de cada integrante e fazer deste meio, uma ferramenta colaborativa para a melhoria na qualidade dos serviços”, afirma Ronaldo Pereira, presidente da companhia.

A criação do ‘Somos Carol’, possibilitou a rede de lojas óticas a receber histórias e experiências não só sobre o negócio como em um universo de interesse comum. Na campanha de Natal, por exemplo, um franqueado compartilhou sua ideia para a vitrine de Natal e, desde então, outros se engajaram a também personalizaram sua loja de acordo com o perfil do público de cada região.

Ativamente, Ronaldo Pereira participa do ‘Somos Carol’ com o compartilhamento de conteúdos como vídeos motivacionais, campanha de produto e promocional, novidades, oportunidades exclusiva, entre outros. Hoje, cerca de 60% da rede participa ativamente do canal, considerando todos os funcionários da Carol e grande parte dos mais de 700 franqueados. “Nós incentivamos o uso dessa ferramenta diariamente nas visitas em lojas com o objetivo de que toda a rede tenha acesso e participe efetivamente do canal”, diz o presidente.

A iniciativa tem sido muito bem recebida. O executivo destacou ainda que outras ações foram geradas no “Somos Carol’: por meio deste canal, há o engajamento entre as franquias e colaboradores da rede que, juntos, trocam informações e estreitam o relacionamento. Ideias como a participação de todos em uma ‘Corrida Carol’ já foi efetiva, bem como a presença das equipes em ações beneficentes locais.