segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Quase metade da classe C está comprando menos produtos no supermercado, aponta pesquisa do Data Popular

Pesquisa inédita do instituto Data Popular revela que os brasileiros da classe C não conseguem mais levar para a casa a mesma quantidade de produtos que compravam no supermercado há seis meses. O estudo mostra que 47% dos brasileiros da classe C disseram que estão comprando menos produtos no supermercado comparando com os últimos seis meses. Já 41% afirmaram que compram a mesma quantidade e 12% disseram que estão comprando mais.

“A classe C está apreensiva com a atual situação econômica do País e preocupada com o aumento dos preços e a estagnação da renda. Por isso, já prevê que as compras no supermercado devem ficar mais criteriosas”, analisa Renato Meirelles, presidente do Data Popular.

A pesquisa também quis saber se nos próximos seis meses, pensando na condição financeira atual, os brasileiros da classe C esperam comprar mais ou menos no supermercado. O resultado mostra que 45% dos entrevistados disseram que devem comprar menos produtos no supermercado, 36% afirmaram que vão comprar a mesma quantidade e 19% acreditam que vão comprar mais.

A pesquisa quantitativa nacional foi feita entre os dias 18 e 29 de janeiro, com 3.050 pessoas – recorte classe C 1.603 entrevistas, em 150 de todo o Brasil. A margem de erro máxima é de 1,77% para um intervalo de confiança de 95%.