Para especialistas da GS&MD, o mercado deve trabalhar pela qualidade de seus produtos, serviços e gestão

O diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD, um dos maiores grupos especialistas em comércio varejista do Brasil, Eduardo Yamashita, acredita que a dificuldade econômica em 2015 é também uma oportunidade para o crescimento do setor varejista, pois demandará melhorias de toda a cadeia produtiva, desde relações com fornecedores até ciclos de vendas. O tema estará em debate durante o 3º Fórum Nacional do Varejo, que reunirá 300 grandes empresários, de 20 a 22 de março, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).

Eduardo Yamashita, diretor de inteligência da GS&MD
Mesmo com os fatores macroeconômicos, como emprego, renda, crédito e confiança apresentando um sinal de desgaste, Yamashita afirma que "momentos de adversidades como esse que estamos vivendo em 2015 são importantes para que se façam os devidos ajustes nas operações", explica.

Marcos Gouvêa de Souza, líder do LIDE Comércio e diretor geral da GS&MD, concorda. "Com a profunda mudança de cenários que o País enfrenta, caberá ao setor focar agora sua atenção na melhoria da própria eficiência e produtividade, depois de anos de foco na expansão", afirma o executivo.

De 2003 a 2014, o setor varejista ampliou sua participação no PIB brasileiro de 18,2% para 26,2%. Foi criado neste período cerca de 350 mil lojas, que somam 6,5 milhões de empregos. Segundo Gouvêa, nestes 10 anos o mercado investiu em tecnologias, em novos formatos de lojas, evoluiu nos serviços financeiros, tudo isso para atender os consumidores cada vez mais maduros e informados.

Durante o FÓRUM, importantes empresários, que representam empresas em diversos segmentos, buscarão soluções estratégicas para a cadeia varejista. O cenário atual predispõe ao baixo crescimento em todos os setores e indústrias e, com o varejo, não deve ser diferente. Eduardo Yamashita explica que "o segmento de não duráveis, que inclui alimentos e farmácias, por exemplo, terá como principal desafio vencer a alta inflação".

O 3º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO tem patrocínio da SUVINIL e apoio da 3M. Conta com a participação especial da ACCENTURE, BARILLA, BOA VISTA SERVIÇOS, BOMBRIL, REDE RECORD, RECORD NEWS e R7. A colaboração é da ATHIÉ WOHNRATH, CIELO, MAGAZINE LUIZA, RIACHUELO, UOL, TICKET e VIGOR. Como fornecedores oficiais estão ATMO, CDI, CONCHA Y TORO, ECCAPLAN, NBS, NESPRESSO, ROBERTO RISCALA, RUBENS DECORAÇÕES, UPS, VIFRAN e VIGOR. As rádios BAND AM, BAND NEWS e BANDEIRANTES, os jornais ESTADÃO e PROPAGANDA & MARKETING, a REVISTA VAREJO, as TVs RECORD, RECORD NEWS, e TV LIDE e a agências PR NEWSWIRE e R7 são mídia partners. Além disso, a 3M, CONCHA Y TORO, MISSES BROWNIE, NESPRESSO e NUTTY BAVARIAN terão espaços exclusivos na VILLA FÓRUM.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: