quinta-feira, 5 de março de 2015

Varejo recua 1,0% em fevereiro, segundo Serasa

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em fevereiro de 2015 recuou 1,0% em relação ao mês de janeiro/15, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 2,8% na atividade do comércio no segundo mês deste ano. Já no acumulado do primeiro bimestre de 2015, a atividade varejista se retraiu 2,1% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a série de aumentos/reajustes em itens importantes da cesta de consumo (combustíveis, transportes urbanos, mensalidades escolares, etc.), a deterioração do cenário econômico reduzindo o grau de confiança das famílias e as altas das taxas de juros e do dólar, impactaram negativamente a atividade varejista durante o mês de fevereiro/15.


A queda da atividade do comércio em fevereiro/15 foi determinada pelos recuos de 4,0% no segmento de combustíveis e lubrificantes, de 2,6% no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 0,8% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Na direção contrária, o mês de fevereiro/15 registrou avanços de 4,3% na movimentação de consumidores nas lojas de material de construção e de 0,2% no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática. Por fim, o segmento de veículos, motos e peças ficou estagnado em fevereiro deste ano.

No acumulado do primeiro bimestre, os avanços positivos dos segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (+5,4%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (+0,6%) foram mais que compensados pelas quedas de 0,6% do segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, bem como pelas variações negativas expressivas dos setores de material de construção (-16,5%), veículos, motos, peças e acessórios (-11,8%) e combustíveis e lubrificantes (-11,7%). Desta forma, a atividade do comércio apresentou queda de 2,1% no primeiro bimestre de 2015 frente ao mesmo período do ano passado.