sexta-feira, 3 de abril de 2015

Atacadão adota conceito pioneiro de aproveitamento de alimentos no Brasil

Programa Sans Form oferece aos consumidores alimentos de qualidade, porém fora do padrão estético de comercialização, com descontos de até 40%

Em uma iniciativa pioneira, o Atacadão lança o programa Sans Form. Trata-se da oferta de frutas e legumes de qualidade, porém fora do padrão de compra, com descontos de até 40% aos clientes. Com a iniciativa exclusiva, o maior atacadista de alimentos do país procura reduzir o desperdício de alimentos da horta à mesa. O projeto batizado de Sans Form: qualidade além da aparência está disponível em São Paulo (SP).

O conceito tem como objetivo incentivar o consumo de alimentos sem a estética padrão de comercialização, porém, com sua qualidade e propriedades preservadas. A ação evita que esses itens sejam descartados pelos produtores ainda nas fazendas, reduzindo o desperdício no país que é líder mundial em produção de alimentos.

“No Brasil, mais de 30% dos alimentos produzidos são descartados ainda nas lavouras devido a pequenas deformações. Por estarmos próximos ao consumidor final, tanto o varejo como o atacado podem ajudar a mudar essa cultura do desperdício”, afirma o diretor-presidente do Atacadão, Roberto Müssnich. “Esta iniciativa leva qualidade à mesa do brasileiro, além de gerar economia na hora das compras”, ressalta o executivo.

Localizada na capital paulista, a unidade Atacadão Vila Maria, situada no bairro Parque Novo Mundo, foi a escolhida para receber o estande piloto do Sans Form. Todas as quintas-feiras, na entrada da loja, é montado um mobiliário exclusivo, sinalizado com o nome e as cores do projeto. No local, são expostos até 11 tipos de legumes e frutas, como cenoura, batata, cebola, maçã e laranja. Os produtos são comercializados em pacotes de um quilo. Próximo ao estande, os consumidores encontram ainda um totem com panfletos contendo as informações sobre o programa e as vantagens de adquirir esses produtos.

Paralelamente, o Atacadão apoia e promove outros projetos que colaboram com a redução do desperdício de alimentos no país. Com o programa “Parceria que Alimenta”, por exemplo, a rede doa anualmente mais de 1.160 toneladas de alimentos para colaborar com os programas de combate a fome nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Os itens são encaminhados aos bancos de alimentos cadastrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e também doados ao Programa Mesa Brasil do SESC (Serviço Social do Comércio).