sexta-feira, 24 de abril de 2015

Consultor de Varejo dá dicas estratégicas para turbinar vendas

Mesmo com todos os indicadores do mercado apontando resultados negativos, Juarez Leão, consultor especializado em Varejo, afirma que é possível reverter o quadro

Juarez Leão, presidente da Leão Business Upgrade
Nos últimos meses, tudo que se vê de previsões ou resultados para o varejo é ruim. Dados do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate mostram queda de 6,4% no fluxo de pessoas em lojas no primeiro trimestre do ano. O IBGE acaba de divulgar que 2015 teve o pior fevereiro para o varejo em 12 anos. Diante deste cenário negativo, há que se pensar em estratégias diferenciadas para sobreviver ao momento de dificuldade.

“A hora é de se reinventar e criar condições de compra para restabelecer o consumo”, destaca Juarez Leão, presidente da Leão Business Upgrade, consultoria especializada em Varejo. De acordo com o especialista, nem tudo está perdido. Ele dá algumas dicas que podem ajudar comerciantes e varejistas a pensar fora da caixa. Veja:


  • Reavalie o negócio do ponto de vista do cliente: Imagine se você fosse o consumidor o que gostaria de encontrar ao entrar no seu ponto de venda.
  • Redesenhe o seu ponto de venda: Tornar o PDV mais atrativo pode ser uma alternativa bem interessante, principalmente quando de trata de produtos infantis e femininos.
  • Promoções são sempre uma boa alternativa: Aproveite o momento para girar o estoque. Considere a possibilidade de dar desconto naquele produto que é o sonho de consumo de todos os seus clientes, até porque, em momentos de retração, a procura pelo mais caro será pequena.
  • Invista em um novo mix de produtos: Varie seu estoque. Tente apresentar sempre alguma novidade. Além de atrair novos clientes, os antigos serão estimulados a novas experiências.

“A verdade é que não existe fórmula pronta e infalível. É neste momento que o empresário vai perceber se conhece mesmo o seu negócio. O que dá certo para um, pode não ter resultado em outro. Neste caso, a saída é uma imersão com o intuito de estabelecer a estratégia que melhor lhe convier”, completa.

Sobre a Leão Business Upgrade – Consultoria estratégica especializada em apontar soluções para os seguintes temas: Governança Corporativa, Conselhos de Administração, Transição Sucessória, Planejamento Estratégico, Introdução de novos Canais, Expansão, Varejo e Franchising. A empresa atua desde a concepção do planejamento até a implantação e desenvolvimento do novo modelo, a partir de um grande envolvimento e profundidade em todos os projetos. Com ampla atuação em redes de shopping, fornecedores e parcerias técnicas com escritórios de arquitetura, jurídicos e consultorias especializadas, a empresa reúne um pacote completo de soluções de negócios. Seu fundador, Juarez Leão, possui experiência prática na direção de grandes empresas e gestão de redes de franquias tais como, Hering, Arezzo, Portobello e Grupo Scalina, o que lhe possibilitou acumular alto grau de conhecimento técnico.